Serviços da União

A União de Freguesias de Gondomar (S. Cosme), Valbom e Jovim informa e torna público a implementação do Serviço de Vigilância e Segurança que contempla a existência de dois guardas-noturnos a patrulhar a área geográfica do território desta União das Freguesias, nomeadamente em Gondomar (S. Cosme) e Valbom.

O guarda-noturno é um “Para-policial” que faz parte de uma Associação, circula fardado e em viatura devidamente identificada, usa bastão, algemas e arma de fogo, estando em contato permanente com as forças policiais e colegas de serviço de áreas contíguas, através de rádio e telemóvel.

O guarda-noturno é a segurança que mais ronda a porta da sua residência, armazém, fábrica, estabelecimento comercial, viaturas ou áreas em construção.

O guarda-noturno inicia o serviço às 00h00 e finda às 06h00, com apresentação no posto das autoridades locais, neste caso na PSP de Valbom.

O guarda-noturno durante as suas rondas vai dando a conhecer aos seus aderentes/associados os problemas que possam surgir nas suas instalações/bens materiais (por exemplo) luzes acesas, portas e janelas abertas, incêndios, inundações, intrusões abusivas ou anomalias em viaturas.

O guarda-noturno oferece-lhe a vigilância ativa que consiste na ligação do alarme das suas instalações por exemplo ao telemóvel do guarda-noturno durante 6 horas de serviço, garantindo ainda mais segurança pois, sempre que o alarme seja acionado, o Guarda-noturno é informado de imediato e atua em segundos.

Fora das horas de serviço, o guarda-noturno informa diretamente as autoridades locais sobre as ocorrências em que atuou.

O guarda-noturno presta serviço totalmente gratuito na ida a farmácias para adquirir os medicamentos de cariz urgente, “quando não existe um meio de transporte ou o encartado esteja impossibilitado de se conduzir”.

O guarda-noturno, como é do conhecimento público, não beneficia de qualquer regalia social, sendo diretamente remunerado pelos moradores e aderentes/associados da área em que presta o serviço. Assim sendo e com a finalidade de o mesmo poder usufruir de um justo vencimento mensal compatível com a sua missão, será necessário estabelecer contato direto com o guarda-noturno e preencher a documentação necessária.

Esta é mais uma forma de combater a marginalidade e o crime.

Adira a este serviço como forma de garantir a sua segurança pessoal e dos seus haveres.

O perfil dos dois guardas-noturnos:

GNPFariaPedro Faria

Área de Gondomar (S. Cosme)

Guarda-noturno

Contactos: 916140322 ou 967710838

GNPAbreu

Pedro Abreu

Área de Valbom

Guarda Noturno

Contactos: 926464776 / 910093194

Em parceria com a Sociedade Portuense de Drogas, a Junta de Freguesia dá a possibilidade a cerca de 26 pessoas, com comprovada carência económica, de terem uma alimentação e refeição diária que lhes permita reunir as mais elementares condições de subsistência.

gab6

Inserido nas políticas seguidas pela Rede Social e, mais concretamente, pela Comissão Social de Freguesia de Gondomar (S. Cosme), Valbom e Jovim, este Gabinete mantém um protocolo com A SAAS. O Gabinete está dotado de técnicas da área social que fazem atendimento à população, nas três freguesias da União, que necessite de apoio em diversas áreas como Emprego, Habitação Social, Saúde e Segurança Social.

3ª Feiras Dra. Ivone Ribolhos – S. Cosme

6ª Feira Dra. Joana Santos – Valbom

6ª feira Dra. Ivone Ribolhos – Jovim (quinzenal)

Subcategorias