Reta final da construção do Valboeiro

Entre os dias 28 de setembro e 1 de outubro, entra em fase de conclusão, o Projeto Valboeiro - Oficina Fluvial de construção da embarcação típica de Valbom, do qual a União das Freguesias de Gondomar (São Cosme), Valbom e Jovim é parceira, juntamente com outras entidades.

O barco que, desde o século XVI era utilizado na pesca artesanal do sável e da lampreia e no transporte de mercadorias entre as margens do Douro, entrará na fase de acabamentos, nomeadamente, na parte final de carpintaria; calefetagem; colocação do quebra fragas (duas espécies de ramos de pinheiro colocadas no fundo do barco que ajudam a deslizar sobre as pedras e a proteger o casco) e pintura da embarcação que terá as cores da freguesia de Valbom. A Oficina Fluvial está a ser orientada por um dos últimos mestres da construção de barcos valboeiros do rio Douro, Manuel Sousa, juntamente com 10 formandos provenientes de Gondomar, Matosinhos, Espinho e Inglaterra.

De acordo com o promotor do projeto, Artur Sousa "no próximo domingo (1 de outubro) será o dia da cerimónia do bota abaixo, no Cais de Gramido, na qual o valboeiro será benzido pelo novo pároco da Paróquia de São Veríssimo de Valbom, o padre João Azinheira", acrescentando que este projeto "alia também a arte e a criatividade, através do olhar da ilustração, do cartoon e da escultura de quatro artistas plásticos gondomarenses: Marisa Silva, Onofre Varela, José Carvalho e João Garcia que se encontram a fazer o registo do desenvolvimento deste projeto".

De lembrar que o intuito da construção desta embarcação secular passa por compreender a importância da arte da construção do Valboeiro; analisar a repercussão do valboeiro nas dinâmicas sociais e económicas locais; mostrar às gerações contemporâneas o sapiente processo manual da construção desta emblemática embarcação local.

O batismo da nova embarcação está agendada para as 18h00.