Renovação dos protocolos de colaboração

A União das Freguesias de Gonodmar (São Cosme), Valbom e Jovim, em parceria com a Lipor, renovaram, ontem, o Protocolo de Colaboração com a Gondomar Social - Associação de Intervenção Comunitária; a Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Vera Cruz de Gondomar; o Centro Social e Cultural da Paróquia de Valbom e o Centro Paroquial de São João da Foz do Sousa.Tratam-se de parcerias realizadas no âmbito do projeto "Recuperar é Ganhar+", apoiado pelo Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente, a partir do qual foram criados o Centro de Recuperação de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos” e o “Centro de Recuperação de Equipamentos em Mobiliário.

Estas duas valências permitem a reutilização e a extensão de vida útil de eletrodomésticos, de equipamentos eletrónicos e de mobiliário que, posteriormente, são doados às famílias sinalizadas por estas quatro instituições, no sentido de "atenuar as dificuldades vividas no dia-a-dia perante a falta destes equipamentos", sublinhou António Braz, acrescentando que "há três anos que estas valências foram implementadas nas instalações do Parque Operacional desta União, assentes numa economia circular e que veio alterar o paradigma do desperdício e do desgaste de recursos naturais". Palavras corroboradas por Ana Luísa Gomes, vereadora do Ambiente da Câmara Municipal de Gondomar, que sublinhou ainda que "estes protocolos de colaboração são muito importantes atendendo à atual conjuntura económica e social que, infelizmente, não perspectiva um futuro fácil". O encontro contou ainda com a presença de Fernando Leite (administrador-delegado da Lipor) e de Eduardo Serrão (Diretor do Centro de Emprego de Gondomar).

Recorde-se que o projeto "Recuperar é Ganhar+" conta com a parceria da LIPOR, enquanto entidade responsável pela gestão, valorização e tratamento dos resíduos urbanos produzidos na área metropolitana do porto e da European Recycling Platform de Portugal e pretende, através dos seus objetivos específicos, inovar em dois ciclos distintos de uso de determinados produtos, numa lógica de maior eficiência e eficácia de acordo com Plano de Ação para a Economia Circular em Portugal.