3º Aniversário do Espaço Cidadão de Jovim

No dia 13 de setembro, o Espaço Cidadão de Jovim assinalou três anos de funcionamento, tendo vindo a registar um aumento significativo na procura dos serviços que tem ao dispor da população. Para assinalar a data, António Braz fez-se acompanhar de Aurora Vieira, vereadora do Atendimento Municipal e Modernização Administrativa, entre outros pelouros, da Câmara Municipal de Gondomar que enalteceu o bom trabalho que tem sido realizado em prol dos jovinenses, em particular, e dos gondomarenses em geral.

Desde o início deste ano, até à data do aniversário, já recorreram ao balcão de atendimento mais de 700 pessoas, nomeadamente, para renovações do cartão de cidadão, da carta de condução, da obtenção da chave móvel digital, do registo criminal, entre outros serviços, uma vez que o Espaço Cidadão reúne diferentes entidades num só balcão e no qual a população pode ter acesso a um vasto número de serviços da administração central, local e de entidades privadas. Nos três primeiros meses de funcionamento (setembro a dezembro de 2019) foram registados 174 atendimentos; no ano de 2020, o número aumentou para 1.482 e, em 2021, para 1.680.

De lembrar que, desde o mês de abril, está disponível no Espaço Cidadão de Jovim, o primeiro Balcão SNS24, através do qual é permitido o acesso a serviços hospitalares, nomeadamente a teleconsultas. Para António Braz, este Balcão do SNS24 “é uma grande conquista, pois permite, nesta área específica da saúde, dar uma melhor resposta às necessidades dos cidadãos”. De acordo com o presidente da União das Freguesias, “desde que nos deparamos com a pandemia da COVID-19, a comunicação com os serviços de saúde tornou-se mais complicada, principalmente, para quem tem poucos conhecimentos digitais ou não tem como aceder a equipamentos tecnológicos e à internet”, concluindo que “este balcão é uma mais-valia para a população do território desta União, assim como para todos aqueles que já recorrem aos serviços do Espaço Cidadão de Jovim e não são residentes do concelho de Gondomar”.

Tanto o Espaço Cidadão de Jovim, como o Espaço Cidadão de Valbom têm-se relevado fundamentais no auxílio das necessidades da população, ajudando a agilizar os pedidos e a facilitar o tempo de espera das pessoas. Em ambos os espaços, os atendimentos não necessitam de agendamento prévio, apenas é necessário  aguardar pela vez.

A abertura destes dois balcões no território da União das Freguesias sempre teve como pretensão dar uma resposta adequada às necessidades da população e um local onde os cidadãos podem resolver questões simples de uma forma prática.