Notícias

Projeto da União das Freguesias vencedor

 

O presidente da União das Freguesias de Gondomar (São Cosme), Valbom e Jovim, assinou o contrato relativo ao Fundo Ambiental JUNTAr+: Soluções Locais para a Economia Circular, numa cerimónia que contou com a presença do Ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes; da Diretora do Fundo Ambiental, Alexandra Carvalho; do presidente da ANAFRE, Pedro Cegonho e do presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Marco Martins.

A União das Freguesias alcançou o primeiro lugar, com projeto “Recuperar é Ganhar +” que conta com a parceria da LIPOR enquanto entidade responsável pela gestão, valorização e tratamento dos resíduos urbanos produzidos na área metropolitana do Porto e da European Recycling Platform de Portugal.

Na sua intervenção, António Braz sublinhou que o projeto apresentado “pretende encetar um caminho para um modelo de desenvolvimento assente numa economia circular, alterando o paradigma do desperdício e do desgaste de recursos naturais”, acrescentando que “as freguesias são, sem dúvida, o espaço ideal para esta sementeira de mudança”.

Uma ideia corroborada pelo Ministro do Ambiente que entende que “não haverá uma verdadeira economia circular sem o contributo das freguesias”, sublinhando ainda que “a economia não pode pensar naquilo que sobra, é precisa uma nova forma de pensar e de agir, são precisas mudanças de comportamento”.

De lembrar que a União das Freguesias não tem poupado esforços “no sentido de dar prioridade ao Ambiente, entendido como um conjunto de realidades que permite que a vida das comunidades possa ser melhor

A sessão solene decorreu no Auditório Municipal de Gondomar, onde estiveram presentes os autarcas que viram os seus projetos aprovados. Este ano concorreram ao Fundo Ambiental 100 candidaturas, 44 das quais foram admitidas, o que representa um investimento total de cerca de um milhão de euros, sendo que o valor máximo elegível por cada candidatura era de 25 mil euros.

O projeto ganho pela União das Freguesias pretende, através dos seus objetivos específicos e sobre a alçada da economia circular, inovar em dois ciclos distintos de uso de determinados produtos, numa lógica de maior eficiência e eficácia de acordo com Plano de Ação para a Economia Circular em Portugal. Em concreto, o projeto visa implementar um “Centro de Recuperação de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos” e um “Centro de Recuperação de Equipamentos em Mobiliário” numa das instalações da autarquia local.

     Fundo Ambiental     Fundo Ambiental 3

     Fundo Ambiental 1     Fundo Ambiental 2

Mais imagens no nosso facebook em: 

https://www.facebook.com/pg/Uni%C3%A3o-das-Freguesias-Gondomar-S-Cosme-Valbom-e-Jovim-532945826823412/photos/?tab=album&album_id=2383434651774511

Gondomar

Rua da Igreja 71  
Telefone: 224 833 552

Valbom

Rua Dr. Joaquim Manuel da Costa, 477
4420-435 Valbom
secretaria.valbom@uf-gvj.pt
Telefone: 224 648 760

 

Jovim

Rua Manuel Pinto Martins
Telefone: 224 509 703