Gabinetes de Ação Social

gab1

Está orientado para conceber, organizar e prestar cuidados do âmbito social, cultural e relacional, nas diferentes fases do ciclo de vida. É dirigido ao cidadão (individuo), famílias, grupos e comunidades, dando apoio psicossocial e identificando necessidades e problemas ao nível social e económico.

Todos os anos, o Gabinete de Ação Social apresenta um plano de iniciativas a desenvolver aos parceiros locais que integram a Rede Social, promovida pela Comissão Social de Freguesia da União das Freguesias. As Comissões Sociais de Freguesia (CSF) são órgãos locais de dinamização, articulação de parcerias, apreciação e análise de problemas e das propostas de solução, orientação, encaminhamento e articulação com o Conselho Local de Acção Social de Gondomar (CLA.G), com vista a promover o desenvolvimento sócio-local.

Um desenvolvimento realizado através da formação de uma consciência coletiva e responsável dos diferentes problemas sociais da União, com o recurso a formas inovadoras de conjugação de esforços individuais e coletivos, no sentido da definição de prioridades, de uma planificação integrada, da avaliação de políticas sociais e das estratégias de intervenção, para uma maior eficácia na erradicação da pobreza e exclusão social neste território.

Tem disponíveis os seguintes serviços:

REFEITÓRIO SOCIAL

A União das Freguesias, em parceria com a Sociedade Portuense de Drogas, tem possibilitado que várias pessoas, com comprovada carência económica, tenham acesso a uma refeição quente diária que lhes permitem satisfazer uma das mais elementares condições de subsistência. Além da refeição - o almoço - que fazem nas instalações do refeitório, os utentes levam ainda alimentos para que possam comer ao jantar e durante o fim-de-semana. Conta ainda com a parceria da Cantina Social, dinamizada pelo Centro Social Paroquial S. João da Foz do Sousa, que proporciona uma marmita com alimentos, para além do almoço, que fazem nas instalações do centro.

BANCO DE AJUDAS TÉCNICAS

Inserido no projeto denominado “Causa Maior”, a União das Freguesias criou este Banco com o objetivo de auxiliar tecnicamente os seniores dependentes carenciados do território, com vista a melhorar as suas condições de vida.

LOJA SOCIAL DE GONDOMAR (SÃO COSME)

Este projeto social existente em Gondomar (São Cosme) pretende colmatar necessidades imediatas de famílias carenciadas, através da recolha de objetos usados ou novos, doados por particulares ou empresas, nomeadamente: roupas de adultos e crianças, calçado, utensílios domésticos, roupas de cama, brinquedos, móveis, entre outros. São bens que, por uma ou outra razão, já não têm utilidade e não fazem falta, mas que marcam a diferença nos lares de tantas famílias do nosso concelho, em particular, nos que compõem esta União de Freguesias.

2ª a 6ª feira das 9h30 às12h00 e das 14h30 às 17h00

CENTRO ALOJAMENTO TEMPORÁRIO (CAT)

Pretende dar resposta a necessidades básicas, tais como o alojamento, a higiene pessoal, a alimentação, o tratamento de roupas e o acompanhamento psicossocial de quem, temporariamente se encontra nas instalações. Uma resposta social com capacidade para quatro utentes e cujo principal intuito visa o acolhimento por um período de tempo limitado para homens em situação de carência sócio - habitacional.