Programas GAS

 
GRUPO DE VOLUNTARIADO "PROJETO APROXIMAR"
 

O Grupo de Voluntariado de Apoio à Família e ao idoso/pessoa dependente tem como principal objetivo ser uma resposta social pontual na prestação de cuidados individualizados e personalizados no domicílio, a indivíduos e famílias que, por motivo de doença, deficiência ou outro impedimento não possam assegurar temporariamente ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas e/ou as atividades de vida diária, auxiliando e apoiando o figura do cuidador muitas vezes esquecido no processo de reabilitação e de prestação de cuidados à pessoa dependente.

A participação do VOLUNTÁRIO nas atividades promovidas pela União das Freguesias de Gondomar (S. Cosme), Valbom e Jovim, no âmbito do Projeto “Aproximar” decorre essencialmente das seguintes funções:

Serviços de acompanhamento ao idoso e/ou pessoa dependente que englobam o apoio nas tarefas diárias comuns como:

Acompanhamento e conversação

  • Leituras
  • Assistência em caminhada
  • Escrita de cartas e correspondência
  • Atividades de entretenimento
  • Discutir eventos correntes
  • Expedição de cartas nos correios
  • Planeamento de visitas, passeios e viagens
  • Acompanhamento em deslocações ao médico, a serviços religiosos ou a eventos culturais
  • Apoio/visita no Hospital: em situações de recuperação de intervenções cirúrgicas, doença prolongada, em situações em que é difícil a presença frequente de familiares ou amigos.
  • Integração em Equipas de Rua de Apoio aos Sem Abrigo.
  • Apoio à organização, gestão e atendimento na Loja Social da Freguesia de Gondomar (S. Cosme) e Valbom
  • Apoio à organização e distribuição dos bens alimentares do Banco Alimentar Contra a Fome e POAPMC
  • Organização e participação de/em eventos de carácter social e solidário.

 

                 POAPMC                      footer logo

 

PROGRAMA OPERACIONAL DE APOIO A PESSOAS MAIS CARENCIADAS

A União das Freguesias de Gondomar (São Cosme), Valbom e Jovim e a Gondomar Social são as entidades parceiras do POAPMC – Programa Operacional de Apoio a Pessoas Mais Carenciadas desenvolvido, no concelho de Gondomar, pela Santa Casa da Misericórdia. No âmbito desta colaboração, a União das Freguesias tem apoiado mensalmente cerca de 393 pessoas do seu território, sendo que estas são elegíveis para o programa através da interoperabilidade do Sistema de Informação da Segurança Social. O POAPMC é um programa que visa operacionalizar o Fundo de Auxílio Europeu às Pessoas Mais Carenciadas (FEAC), tem a duração de 25 meses, e consiste na distribuição mensal de géneros alimentares e ou bens de primeira necessidade. Paralelamente são também desenvolvidas acções de acompanhamento dos indivíduos e famílias apoiadas, que se destinam a informar/sensibilizar para uma utilização adequada (económica e nutricionalmente) dos alimentos disponibilizados no cabaz atribuído.

 

 

O Banco Alimentar dá apoio de bens alimentares a famílias carências dos territórios de Gondomar (S. Cosme) Valbom e Jovim. A distribuição realiza-se mensalmente.

Os Bancos Alimentares são Instituições Particulares de Solidariedade Social que lutam contra o desperdício de produtos alimentares, encaminhando-os para distribuição gratuita às pessoas carenciadas. Em Portugal, os bancos alimentares em atividade recolhem e distribuem várias dezenas de milhares de toneladas de produtos e apoiam ao longo de todo o ano, a ação de mais de 2.360 instituições em Portugal. Por sua vez, estas distribuem refeições confecionadas e cabazes de alimentos a pessoas comprovadamente carenciadas, abrangendo já a distribuição total mais de 390.000 pessoas.

A acção dos Bancos Alimentares assenta na gratuitidade, na dádiva, na partilha, no voluntariado e no mecenato.

Os Bancos Alimentares em actividade recolhem e distribuem várias dezenas de milhares de toneladas de produtos e apoiam ao longo de todo o ano, a ação de instituições em Portugal. Por sua vez, estas distribuem refeições confecionadas e cabazes de alimentos a pessoas comprovadamente carenciadas, abrangendo já a distribuição total mais de 390.000 pessoas.

A Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome coordena esta ação, anima a rede disponibilizando informação e meios materiais, representa os Bancos Alimentares Contra a Fome junto dos poderes públicos, das empresas de âmbito nacional e de organizações internacionais e efectua, a nível nacional, a repartição de algumas dádivas, criando uma vasta cadeia de solidariedade.

 

 

Gondomar

Rua da Igreja 71  
Telefone: 224 833 552

Valbom

Rua Dr. Joaquim Manuel da Costa, 477
4420-435 Valbom
secretaria.valbom@uf-gvj.pt
Telefone: 224 648 760

 

Jovim

Rua Manuel Pinto Martins
Telefone: 224 509 703