Projetos Nacionais

Universidade Sénior de Gondomar

Universidade Sénior de Gondomar (USG), foi fundada a 15 de março de 2006, com o intuito de responder aos apelos da população sénior da Freguesia e concelho de Gondomar, pessoas na sua maioria reformadas, ansiosas pela criação de um espaço com as características e qualidade da USG.Atualmente a Universidade Sénior de Gondomar (USG) é promovida pela União das Freguesias de Gondomar (S. Cosme), Valbom e Jovim e faz parte da Rede de Universidades da Terceira Idade.

A quem se destina?

A todos os jovens com 50 anos ou mais que possuam robustez física e mental e que se sintam motivados para a aprendizagem.

Em casos excepcionais, quando se comprove a necessidade de reabilitação de uma pessoa através da frequência de atividades promovidas pela USG, podem ser admitidos alunos com idade inferior a 50 anos.

Sede Gondomar (S. Cosme)

USG encontra-se localizada na freguesia de Gondomar (S. Cosme) no antigo edifício da Ala Nun’Álvares. Com ótimas instalações, vias de acesso, paragens dos Serviços de Transportes Coletivos do Porto (STCP) / Gondomarense.

Pólo Valbom

USG encontra-se localizada na freguesia de Valbom, no edifício da Escola Dramática e Musical de Valbom. Com ótimas instalações, vias de acesso, paragens de Transportes Público – Gondomarense.

NOVAS DISCIPLINAS (2018/2019)

• REIKI
  • Saúde e Bem-estar
  • Clube Jornalismo

+ de 50 disciplinas

Quais são os objetivos gerais?

• Incentivar a participação e organização dos seniores, em atividades culturais, de cidadania, de ensino e de lazer;
  • Fomentar e apoiar o voluntariado social;
  • Divulgar a história, as ciências, as tradições, a solidariedade, as artes a tolerância, os locais e os demais fenómenos sócio-culturais entre os seniores;
  • Ser um pólo de informação e divulgação de serviços, deveres e direitos dos seniores;
  • Desenvolver as relações interpessoais e sociais entre as diversas gerações;
  • Fomentar a pesquisa sobre os temas gerontológicos.

Inscrições no Ano Letivo 2018/2019

As inscrições podem ser feitas ao longo do ano e cabe ao Conselho Executivo da USG fixar anualmente o número de alunos a admitir por cada disciplina.

Renovações > 11 junho

Novas > 9 julho