Notícias

Poesia na Rua - 6ª edição

No dia 21 de março, celebram-se o Dia da Árvore e da Poesia, e, como em anos passados, a União das Freguesias de Gondomar (S. Cosme), Valbom e Jovim assinalou a data com plantações de árvores e declamação de poesia.
O Presidente da União das Freguesias, António Braz, e Domingos Patrício, em representação da Servilusa, que voltou a apoiar a comemoração deste dia, visitaram escolas dos três agrupamentos do nosso território e a Universidade Sénior Gondomar. A todas as bibliotecas escolares, o Presidente da União das Freguesias ofereceu um livro de poesia, num gesto de fomento da leitura e da escrita poética. Tiveram a companhia de três convidados especiais, Ferreira da Costa, Maria do Céu e Alzira Vilhena, que aceitaram o desafio da União e abrilhantaram esta comemoração com declamação de poemas.
A primeira escola visitada foi a EB 2/3 Marques Leitão, onde foram recebidos pela Dr.ª Cristina Varela, Diretora do Agrupamento de Escolas de Valbom, e por alunos do Clube de Teatro. À plantação simbólica da União das Freguesias com o apoio da Servilusa, juntar-se-ão dezenas de rebentos de castanheiros, sobreiros e outras autóctones que materializam o projeto desta escola de Arrefecimento Verde.
Seguiu-se a Escola Básica de Atães, onde foram recebidos pela Dr.ª Maria de Fátima Sampaio, Adjunta da Diretora do Agrupamento de Escolas n.º1 de Gondomar. Aqui, foi plantada uma árvore de fruto, uma macieira, acrescentando ao pomar com que a escola quer fomentar uma alimentação mais saudável e mais sustentável.
A terceira escola foi a EB do Taralhão, onde foram recebidos pela Dr.ª Glória Sousa, Diretora do Agrupamento de Escolas Júlio Dinis, bem como por toda a comunidade escolar, que, por sua vez, também prepararam composições para cantar e recitar aos visitantes.
As comemorações culminaram na sede da Universidade Sénior Gondomar, onde os alunos foram presenteados com sementes de girassol.
Novamente, bem-haja à Servilusa, na pessoa do Sr. Domingos Patrício, por apoiar a celebração de mais um Dia da Árvore, e aos nossos convidados de hoje, que nos acalentaram a alma com a sua arte. Bem-haja a todos que contribuíram para assinalar estas datas.
DiaÁrvorePoesia 2024 MarquesLeitão
DiaÁrvorePoesia 2024 Atães
DiaÁrvorePoesia 2024 TaralhãoDiaÁrvorePoesia 2024 USG
 

Gondomar

Rua da Igreja 71  
4420-164 Gondomar
geral@uf-gvj.pt
Telefone: 224 833 552

Valbom

Rua Dr. Joaquim Manuel da Costa, 477
4420-435 Valbom
geral@uf-gvj.pt
Telefone: 224 648 760

 

Jovim

Rua Manuel Pinto Martins 70
4510-084 Jovim
geral@uf-gvj.pt
Telefone: 224 509 703