Notícias

As "Crianças Cáritas" em Portugal

Os alunos do Clube Europeu do Agrupamento de Escolas de Valbom foram os dinamizadores da palestra As "Crianças Cáritas" em Portugal que decorreu na passada segunda-feira, dia 20 de novembro, na Escola Básica Marques Leitão. Uma iniciativa inserida no 34.º Aniversário da Convenção dos Diereitos da Criança sobre um acontecimento que para as gerações mais novas se reveste de extrema importância, tendo em conta o momento atual que se vive no mundo. 

Ingo Konig foi o orador convidado que começou por explicar em que contexto Portugal acolheu, depois determinada a II Guerra Mundial, mais de 5000 crianças austrícas que, devido às dificuldades das suas famílias, encontraram conforto e paz junto de várias famílias portuguesas. O representante da Österreichische Botschaft Lissabon / Embaixada da Áustria em Lisboa abordou ainda os aspetos positivos e negativos desta deslocação e da integração destas crianças no seio de uma comunidade cuja barreira línguistica era uma das principais dificuldades.

O encontro contou ainda com as intervenções de Isabel Beninger Correia, filha de uma "Criança Cáritas", que contou o testemunho da sua mãe e de Mónica Correia, representante da Cáritas Diocesana do Porto, que falou sobre a amplitude do trabalho que é desenvolvido pela Cáritas e da importância de viver num território seguro. Um tempo em que se criaram laços de amor e de gratidão muito fortes entre aquelas crianças e as famílias portugueses, relações que têm perdurado ao longo do tempo e de gerações.

António Braz marcou presença neste encontro e revelou que na sua aldeia (Cogula), em Trancoso, moraram quatro destas "crianças cáritas", acrescentando que "também hoje temos a necessidade de sensibilizar as pessoas para acolher e respeitar os direitos da criança, em consequência dos conflitos que existem no mundo".

A palestra ficou ainda marcada pela inauguração de uma exposição que retrata a história de muitas das crianças austríacas acolhidas em Portugal e que pode ser visitada até ao dia 27 de novembro, entre as 09h00 e as 17h00, no Auditório da Escola Básica Marques Leitão, em Valbom.

     Crianas Caritas     Crianas Caritas1

     Crianas Caritas2     Crianas Caritas3

     Crianas Caritas4     Crianas Caritas6

 

Gondomar

Rua da Igreja 71  
4420-164 Gondomar
geral@uf-gvj.pt
Telefone: 224 833 552

Valbom

Rua Dr. Joaquim Manuel da Costa, 477
4420-435 Valbom
geral@uf-gvj.pt
Telefone: 224 648 760

 

Jovim

Rua Manuel Pinto Martins 70
4510-084 Jovim
geral@uf-gvj.pt
Telefone: 224 509 703