Comemoração do 20º aniversário

Aprender, Celebrar e Conviver foram as palavras que marcaram as comemorações do 20º Aniversário do Rancho Folclórico Santa Cruz de Jovim no passado domingo, dia 12 de novembro. Um dia pautado por vários momentos que vão ficar escritos na história da coletividade que tão bem representa a identidade social da freguesia.

Na sua breve intervenção, António Braz enalteceu a importância que o Rancho Folclórico de Santa Cruz de Jovim tem na freguesia "por toda a história que conta, através dos trajes, das danças, dos cantares e das tradições que remontam a outros tempos", desejando que, cada ano que ainda está por vir, "represente maior crescimento e força de vontade para continuar a divulgar este património imaterial".

As comemorações tiveram início com um almoço/convívio que contou com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Luís Filipe Araújo que esteve acompanhado de Carla Ferreira, entre outras individualidades ligadas à Federação das Coletividades do Concelho de Gondomar; à paróquia de Santa Cruz de Jovim; à Federação do Folclore Português e ao Conselho Técnico Regional do Douro Litoral Norte que promoveu uma ação de formação sobre o Trajar Popular. André Marcos foi o orador convidado do colóquio, subordinado ao tema "Como cativar os jovens para o folclore e a sua responsabilidade".

Quem também marcou presença nesta celebração foram os "padrinhos" do Rancho Folclórico de Zebreiros (Rui e Rita) que têm apoioado o Rancho Folclórico Santa Cruz de Jovim nesta caminhada que completa duas décadas.

Rancho6     Rancho5

Rancho8     Rancho9