Notícias

Sessão de divulgação na USG

Na passada sexta-feira, dia 20 de outubro, o Gabinete de Projetos da União das Freguesias de Gondomar (São Cosme), Valbom e Jovim deu a conhecer os projetos europeus que se encontra a desenvolver, no caso concreto, o programa Green Entre 4Future realizado no âmbito do empreendadorismo jovem. O projeto tem como principais objetivos: definir abordagens de desenvolvimento sustentável, proporcionando um panorama de formação para negócios verdes, circularidade e oportunidades de emprego; desenvolver e partilhar ferramentas para capacitar os jovens com competências digitais aplicadas na economia verde e no desenvolvimento do espírito empreendedor jovem; promover iniciativas para a legislação climática europeia e criar sinergias entre as partes interessadas. Desta forma é possível fortalecer as competências dos jovens no contexto das iniciativas empreendedoras sustentáveis e simultaneamente impulsionar oportunidades de emprego.

A sessão de disseminação contou com a presença de alunos da Escola Secundária de Gondomar Nº1 e dos representantes do CINDOR, da Ala Nun'Álvares e do Ginásio Clube de Valbom que trabalham, maioritariamente, com jovens e tentam junto dos mesmos apresentar caminhos que possam ser uma mais valia no seu futuro.

António Braz, Presidente da União das Freguesias, abriu o encontro sublinhando a importância que o envolvimento da comunidade representa, "uma vez que o nosso trabalho só faz sentido se for dirigido à população, porque é para isso que nós aqui estamos". Também Daniela Rodrigues, técnica da UFGVJ, sustentou esta afirmação, acrescentando que " a palavra Erasmus+ está muito associada à mobilidade e ao mundo académico, no entanto, existem muitas respostas europeias que são dadas por este programa e que grande parte das pessoas desconhece". "Nesse sentido, a realização destas sessões de divulgação servem para explicar em que é que consiste o nosso trabalho e informar as pessoas de que o que fazemos tem repercursão na comunidade que são o nosso principal foco quer sejam jovens, adultos ou séniores".

O encontro contou ainda com a presença da Jumpin Hub, uma Associação para a Inovação e Empreendedorismo sem fins lucrativos, que deu a conhecer o projeto ArtPreneurs, idealizado à medida para artistas, músicos, designers e freelancers, assim como os resultados que foram obtidos ao longo do desenvolvimento deste projeto. 

De lembrar que o Gabinete de Projetos, inserido no Gabinete para o Desenvolvimento Local e Funddos Estruturais, promove o desenvolvimento da aprendizagem ao longo da vida e o desenvolvimento de projetos estruturantes na área do emprego, inclusão social, coesão social, cidadania ativa, diálogo intercultural, igualdade entre homens e mulheres e realização pessoal, através de parcerias e projetos Europeus inseridos nos diversos programas e fundos europeus.

     Projetos1     Projetos2

     Projetos19     Projetos17

     Projetos16     Projetos11

     Projetos8     Projetos6

     

Gondomar

Rua da Igreja 71  
4420-164 Gondomar
geral@uf-gvj.pt
Telefone: 224 833 552

Valbom

Rua Dr. Joaquim Manuel da Costa, 477
4420-435 Valbom
geral@uf-gvj.pt
Telefone: 224 648 760

 

Jovim

Rua Manuel Pinto Martins 70
4510-084 Jovim
geral@uf-gvj.pt
Telefone: 224 509 703