Notícias

Reunião Magna Universidades Seniores

António Braz, na qualidade de Presidente do Conselho Executivo da Universidade Sénior de Gondomar e membro do Conselho Geral da Rutis, marcou presença na Reunião Magna da Rede de Universidades da Terceira Idade realizada na passada sexta-feira (13 de outubro), no cine-teatro de Almeirim.

Durante o encontro foram apresentadas por Francisco Fragoso, coordenador do programa Portugal Inovação Social, as candidaturas e apoios que as Universidades Seniores podem usufruir no âmbito deste projeto. Já Luís Jacob, Presidente da RUTIS, deu a conhecer o relatório de atividades de 2022/2023, o plano de atividades programadas para 2023/2024 tendo, posteriormente, aberto o debate aos dirigentes das mais de 70 universidades que estiveram presentes sobre o funcionamento e iniciativas para as US.

Na sua breve intervenção, António Braz sublinhou a importância que as universidades seniores têm na vida das pessoas, nomeadamente, “no combate ao isolamento social e à felicidade que as pessoas sentem por se sentirem ativas”, acrescentando que “é importante também que sejam realizadas parcerias com as associações e as coletividades das suas áreas geográficas, uma vez que podem ser fundamentais para encontrar soluções, como a cedência de autocarros, para a realização de visitas de estudo e outras atividades fora do contexto de sala de aula”.  

A reunião ficou ainda marcada pela entrega do Prémio RUTIS 2023 ao presidente da Confederação Portuguesa do Voluntariado, Eugénio da Fonseca, que recebeu a distinção das mãos de Ana Mendes Godinha, Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, que encerrou o encontro. Na sua intervenção, a dirigente enalteceu a importâncias das atividades desenvolvidas pelas universidades seniores e a dedicação que todos têm demostrado, nomeadamente, “aquando da pandemia da COVID-19 que fez com que todas as universidades se reinventassem para encontrar novas forma de dar resposta ao trabalho que desenvolvem”.  A ministra apresentou ainda algumas medidas de apoio ao envelhecimento ativo que o Governo pretende criar, nomeadamente o acesso à reforma a tempo parcial "antes da idade legal de reforma” dando, assim, a possibilidade às pessoas de fazerem uma transição “gradual e progressiva da vida ativa para a reforma”.

     Rutis     Rutis1

     Rutis2     Rutis5

Gondomar

Rua da Igreja 71  
4420-164 Gondomar
geral@uf-gvj.pt
Telefone: 224 833 552

Valbom

Rua Dr. Joaquim Manuel da Costa, 477
4420-435 Valbom
geral@uf-gvj.pt
Telefone: 224 648 760

 

Jovim

Rua Manuel Pinto Martins 70
4510-084 Jovim
geral@uf-gvj.pt
Telefone: 224 509 703