Espaços Cidadão - Jovim e Valbom

O Espaço Cidadão de Jovim, assim como o Espaço Cidadão de Valbom têm-se revelado fundamentais no auxílio das necessidades da população, ajudando a agilizar os pedidos e a facilitar o tempo de espera das pessoas.

Desde a sua abertura – Jovim (setembro de 2019) e Valbom (novembro de 2020) – a procura pelos serviços que são disponibilizados têm vindo a aumentar significativamente, o que para União das Freguesias vem reforçar o desenvolvimento de “uma política social que tem como intuito a implementação de um conjunto de serviços a pensar nas populações”. São dois espaços que reúnem diferentes entidades, num só balcão, onde os cidadãos podem ter acesso a um vasto número de serviços da administração central, local e de entidades privadas, nomeadamente, renovação do cartão de cidadão (maiores de 25 anos) e da carta de condução; obtenção do registo criminal, da chave móvel digital, solicitar uma nova senha da Autoridade Tributária, marcação de agendamento na Segurança Social, entre outros serviços.

De lembrar que, desde o mês de abril, está disponível no Espaço Cidadão de Jovim, o primeiro Balcão SNS24, através do qual é permitido o acesso a serviços hospitalares, nomeadamente a teleconsultas.

A abertura destes dois balcões no território da União das Freguesias sempre teve como pretensão dar uma resposta adequada às necessidades da população e um local onde os cidadãos podem resolver questões simples de uma forma prática. Em ambos os espaços, os atendimentos não necessitam de agendamento prévio, apenas é necessário aguardar pela vez.