Balanço sobre circulação

Decorridos 25 dias do reinício da circulação dos transportes públicos (dia 6 de janeiro), na Rua Dr. Joaquim Manuel da Costa, o presidente da União das Freguesias, juntamente, com o secretário do executivo reuniram, no edifício da Junta de Valbom, com os responsáveis pelo Departamento de Trânsito da Câmara Municipal de Gondomar e da Empresa de Transportes Gondomare.nse, para fazerem um balanço relativo a esta situação.

De acordo com as informações transmitidas, nos dias úteis, os autocarros efectuam cerca de 175 circulações, sendo que aos fins-de-semana e feriados o número ronda as 80. Em termos de constrangimentos que originaram atrasos mais significativos (entre 10 e 25 minutos), registaram-se quatro ocorrências, porém é de lembrar que algumas demoras também já aconteciam ainda antes da alteração de circulação, nomeadamente, viaturas que param indevidamente, cargas e descargas mais demoradas e o facilitismo da parte de alguns condutores que acabam por originar algumas buzinadelas.

Durante o encontro, os responsáveis pela Empresa de Transportes Gondomarense sugeriram ao departamento da autarquia que, durante o horário noturno e aos fins-de-semana, os tempos de espera dos semáforos fosse reduzido face à diminuição da circulação automóvel.