Serviços da União

gab6

 

 

 

 

 

Desde abril de 2022, a Câmara Municipal de Gondomar assumiu de forma integrada a resposta ao nível do Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS), assim como a contratualização e acompanhamento dos contratos de inserção dos beneficiários de Rendimento Social de Inserção (RSI). Com esta alteração, o objetivo passa por melhorar a resposta social em todo o território, em estreita colaboração com as instituições do concelho, como já vem acontecendo com a União das Freguesias de Gondomar (São Cosme), Valbom e Jovim que continua a ter o Gabinete de Apoio Integrado em funcionamento, com a presença de técnicas da área social que fazem atendimento à população, nas três freguesias do território da União, que necessite de apoio em diversas áreas como Emprego, Habitação Social, Saúde e Segurança Social.

LOCAL DE ATENDIMENTO

Edifício da Junta de Freguesia em Gondomar   

Dia e horário: 3ª feira - das 9h15 às 12h30 e das 14h00 às 17h30

Entidade responsável: Sta. Casa MVC Gondomar (Equipa 1) 

Equipa Técnica: Fátima Rodrigues, Fátima Santos e Elsa Pimentel

Contacto: 224 662 593

 

Edifício da Junta de Freguesia em Valbom

Dia e horário: 6ª feira - das 9h15 às 12h30 e das 14h00 às 17h30

Entidade responsável: Sta. Casa MVC Gondomar (Equipa 3) 

Equipa Técnica: Vera Arada, Joana Ribeiro, Patrícia Guedes

Contacto: 961 736 812

 

Edifício da Junta de Freguesia em Gondomar   

Dia e horário: 2ª feira (quinzenal) - das 14h00 às 17h0

Entidade responsável: Sta. Casa MVC Gondomar (Equipa 1) 

Equipa Técnica: Fátima Rodrigues, Fátima Santos e Elsa Pimentel

Contacto: 224 662 593

Em parceria com a Sociedade Portuense de Drogas, a Junta de Freguesia dá a possibilidade a cerca de 26 pessoas, com comprovada carência económica, de terem uma alimentação e refeição diária que lhes permita reunir as mais elementares condições de subsistência. 

gab3Este gabinete também promove o desenvolvimento da aprendizagem ao longo da vida e o desenvolvimento de projetos estruturantes na área do emprego, inclusão social, coesão social, cidadania ativa, o diálogo intercultural, a igualdade entre homens e mulheres e a realização pessoal, através de parcerias e projetos Europeus inseridos nos diversos programas e fundos europeus.

A União de Freguesias de Gondomar (S. Cosme), Valbom e Jovim informa e torna público a implementação do Serviço de Vigilância e Segurança que contempla a existência de três guardas-noturnos a patrulhar a área geográfica do território desta União das Freguesias.

O guarda-noturno é um “Para-policial” que faz parte de uma Associação, circula fardado e em viatura devidamente identificada, usa bastão, algemas e arma de fogo, estando em contato permanente com as forças policiais e colegas de serviço de áreas contíguas, através de rádio e telemóvel.

O guarda-noturno é a segurança que mais ronda a porta da sua residência, armazém, fábrica, estabelecimento comercial, viaturas ou áreas em construção.

O guarda-noturno inicia o serviço às 00h00 e finda às 06h00, com apresentação no posto das autoridades locais.

O guarda-noturno durante as suas rondas vai dando a conhecer aos seus aderentes/associados os problemas que possam surgir nas suas instalações/bens materiais (por exemplo) luzes acesas, portas e janelas abertas, incêndios, inundações, intrusões abusivas ou anomalias em viaturas.

O guarda-noturno oferece-lhe a vigilância ativa que consiste na ligação do alarme das suas instalações por exemplo ao telemóvel do guarda-noturno durante 6 horas de serviço, garantindo ainda mais segurança pois, sempre que o alarme seja acionado, o Guarda-noturno é informado de imediato e atua em segundos.

Fora das horas de serviço, o guarda-noturno informa diretamente as autoridades locais sobre as ocorrências em que atuou.

O guarda-noturno presta serviço totalmente gratuito na ida a farmácias para adquirir os medicamentos de cariz urgente, “quando não existe um meio de transporte ou o encartado esteja impossibilitado de se conduzir”.

O guarda-noturno, como é do conhecimento público, não beneficia de qualquer regalia social, sendo diretamente remunerado pelos moradores e aderentes/associados da área em que presta o serviço. Assim sendo e com a finalidade de o mesmo poder usufruir de um justo vencimento mensal compatível com a sua missão, será necessário estabelecer contato direto com o guarda-noturno e preencher a documentação necessária.

Esta é mais uma forma de combater a marginalidade e o crime.

Adira a este serviço como forma de garantir a sua segurança pessoal e dos seus haveres.

O perfil dos guardas-noturnos afetos ao Território desta União de Freguesias:

GNPFariaPedro Faria  

Área de Gondomar (S. Cosme)  

Guarda-noturno 

Contactos: 916140322 ou 967710838

Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.    

 

GNPAbreu

Pedro Abreu  

Área de Valbom

Guarda Noturno

Contactos: 926464776 / 910093194

Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 

  

 Luis Braga Guarda Noturno2 

Luís Braga

Área de Jovim

Guarda-noturno 

Contactos: 933 221 282 ou 912 497 604

EmailEste endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.  

gab1

Está orientado para conceber, organizar e prestar cuidados do âmbito social, cultural e relacional, nas diferentes fases do ciclo de vida. É dirigido ao cidadão (individuo), famílias, grupos e comunidades, dando apoio psicossocial e identificando necessidades e problemas ao nível social e económico.

Todos os anos, o Gabinete de Ação Social apresenta um plano de iniciativas a desenvolver aos parceiros locais que integram a Rede Social, promovida pela Comissão Social de Freguesia da União das Freguesias. As Comissões Sociais de Freguesia (CSF) são órgãos locais de dinamização, articulação de parcerias, apreciação e análise de problemas e das propostas de solução, orientação, encaminhamento e articulação com o Conselho Local de Acção Social de Gondomar (CLA.G), com vista a promover o desenvolvimento sócio-local.

Um desenvolvimento realizado através da formação de uma consciência coletiva e responsável dos diferentes problemas sociais da União, com o recurso a formas inovadoras de conjugação de esforços individuais e coletivos, no sentido da definição de prioridades, de uma planificação integrada, da avaliação de políticas sociais e das estratégias de intervenção, para uma maior eficácia na erradicação da pobreza e exclusão social neste território. 

Tem disponíveis os seguintes serviços: 

 

REFEITÓRIO SOCIAL

A União das Freguesias, em parceria com a Sociedade Portuense de Drogas, tem possibilitado que várias pessoas, com comprovada carência económica, tenham acesso a uma refeição quente diária que lhes permitem satisfazer uma das mais elementares condições de subsistência. Além da refeição - o almoço - que fazem nas instalações do refeitório, os utentes levam ainda alimentos para que possam comer ao jantar e durante o fim-de-semana. Conta ainda com a parceria da Cantina Social, dinamizada pelo Centro Social Paroquial S. João da Foz do Sousa, que proporciona uma marmita com alimentos, para além do almoço, que fazem nas instalações do centro.

 

BANCO DE AJUDAS TÉCNICAS

Inserido no projeto denominado “Causa Maior”, a União das Freguesias criou este Banco com o objetivo de auxiliar tecnicamente os seniores dependentes carenciados do território, com vista a melhorar as suas condições de vida. 

 

LOJA SOCIAL DE GONDOMAR (SÃO COSME)

Este projeto social existente em Gondomar (São Cosme) pretende colmatar necessidades imediatas de famílias carenciadas, através da recolha de objetos usados ou novos, doados por particulares ou empresas, nomeadamente: roupas de adultos e crianças, calçado, utensílios domésticos, roupas de cama, brinquedos, móveis, entre outros. São bens que, por uma ou outra razão, já não têm utilidade e não fazem falta, mas que marcam a diferença nos lares de tantas famílias do nosso concelho, em particular, nos que compõem esta União de Freguesias.

2ª a 6ª feira das 9h30 às12h00 e das 14h30 às 17h00 

 

CENTRO ALOJAMENTO TEMPORÁRIO (CAT)

Pretende dar resposta a necessidades básicas, tais como o alojamento, a higiene pessoal, a alimentação, o tratamento de roupas e o acompanhamento psicossocial de quem, temporariamente se encontra nas instalações. Uma resposta social com capacidade para quatro utentes e cujo principal intuito visa o acolhimento por um período de tempo limitado para homens em situação de carência sócio - habitacional.

 

 

 

 

 

 

 

Gondomar

Rua da Igreja 71  
4420-164 Gondomar
geral@uf-gvj.pt
Telefone: 224 833 552

Valbom

Rua Dr. Joaquim Manuel da Costa, 477
4420-435 Valbom
geral@uf-gvj.pt
Telefone: 224 648 760

 

Jovim

Rua Manuel Pinto Martins 70
4510-084 Jovim
geral@uf-gvj.pt
Telefone: 224 509 703