Textos

Existem dois Espaços do Cidadão em funcionamento no território da União de Freguesias de Gondomar (S. Cosme), Valbom e Jovim.

Estes locais permitem aos cidadãos aceder aos serviços digitais disponibilizados pela Administração Central e Local, reduzindo desta forma os tempos de espera e custos associados, aumentando a eficiência e aproximando os serviços públicos dos cidadãos.

 

Espaço do Cidadão de Jovim

Edifício da União das Freguesias em Jovim - Rua Manuel Pinto Martins, 4510-084 (em frente à Igreja Matriz)

224 509 703

Horário: das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, de segunda a sexta-feira

Serviços disponibilizados:

IMT - Instituto da Mobilidade e dos Transportes

  • Alteração de morada, revalidação, 2ª via, duplicado e substituição da carta de condução
  • Averbamento do grupo 2 e restrição 997 na carta de condução

AMA - Agência para a Modernização Administrativa que disponibiliza:

  • Confirmação de alteração de morada do Cartão de Cidadão
  • Pedido de certidões de registo civil
  • Pedido de alteração de morada
  • Renovação do Cartão de Cidadão para utentes com idade superior a 25 anos por roubo, furto, perda a experição do prazo de validade
  • Cancelamento do Cartão de Cidadão
  • Chave Móvel Digital

ADSE - Direção geral de proteção social aos funcionários e agentes da administração pública:

  • ADSE direta
  • Pedido/renovação do Cartão Europeu de Seguro de Doença
  • Pedido de 2ª via do cartão de beneficiário
  • Declaração para efeitos de complementaridade
  • Consultas de conta corrente
  • Alteração dos dados pessoais
  • Envio de documentos para reembolso

ISS - Instituto da Segurança Social

  • Segurança social direta
  • Informação genérica
  • Agendamento de atendimento

SEF - Serviço de Estrangeiros e Fronteiras

  • Marcação de renovação de autorização de residência
  • Marcação de renovação do cartão de residência (cidadãos da União Europeia e familiares)
  • Marcação de prorrogação de permanência (cidadãos titulares de visto de trânsito, curta duração ou estada temporária)
  • Pré-agendamento de atendimento dos cidadãos que pretendam entrar, permanecer ou sair do território nacional

 

Espaço do Cidadão de Gondomar (S. Cosme)

Praça Luís de Camões, 183 (em frente à Escola Secundária de Gondomar)

Horário: das 09h00 às 16h00, de segunda a sexta-feira

 

Entidades e serviços presentes:
- Agência para a Modernização Administrativa
- EDP - Energias de Portugal
- Instituto dos Registos e do Notariado

Serviços prestados:
- Atendimento Geral da EDP
- Atendimento geral do Instituto dos Registos e do Notariado na Loja do Cidadão de Gondomar
- Passaporte Eletrónico Português
- Passaporte Eletrónico Português - substituição
- Espaço Cidadão da Loja do Cidadão de Gondomar

Serviços do Espaço Cidadão:
- ACP, Automóvel Club de Portugal
- ACT, Autoridade para as Condições do Trabalho
- ADSE, I.P.
- AMA, Agência para a Modernização Administrativa
- AT, Autoridade Tributária e Aduaneira
- CGA, Caixa Geral de Aposentações
- CNP, Centro Nacional de Pensões
- DGAJ, Direção-Geral da Administração da Justiça
- DGC, Direção-Geral do Consumidor
- Direção-Geral do Ensino Superior
- Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
- IEFP, Instituto do Emprego e Formação Profissional
- IGAC, Inspeção-Geral das Atividades Culturais
- Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana
- IMT, Instituto da Mobilidade e dos Transportes
- ISS, Instituto da Segurança Social
- SEF, Serviço de Estrangeiros e Fronteiras

- Serviços Partilhados do Ministério da Saúde 
- Câmara Municipal de Gondomar

 

 

Espaço do Cidadão

Existem dois Espaços do Cidadão em funcionamento no território da União de Freguesias de Gondomar (S. Cosme), Valbom e Jovim.

Estes locais permitem aos cidadãos aceder aos serviços digitais disponibilizados pela Administração Central e Local, reduzindo desta forma os tempos de espera e custos associados, aumentando a eficiência e aproximando os serviços públicos dos cidadãos.

Espaço do Cidadão de Gondomar (S. Cosme)

Praça Luís de Camões, 183 (em frente à Escola Secundária de Gondomar)

Horário: das 09h00 às 16h00, de segunda a sexta-feira

Serviços disponibilizados:

Registo contrato trabalho - Registo de contrato de trabalhadores estrangeiros

  • • Queixas e denúncias – Queixas e denúncias (com encaminhamento das mesmas para o serviço desconcentrado mais próximo)
  • • Aquisição Livros - Aquisição de Livros e publicações à ACT
  • • Esclarecimento de dúvidas - Disponibilização e submissão de formulário destinado ao esclarecimento de dúvidas
  • • Simulador - Cálculo do valor a receber no final do contrato de trabalho
  • • Formulários - Formulários e minutas
  • • Navegação assistida na ADSE Direta – Dados pessoais do beneficiário
  • • Navegação assistida na ADSE Direta – Cuidados de Saúde com limites no regime livre
  • • Navegação assistida na ADSE Direta – Declaração para efeitos de IRS
  • • Navegação assistida na ADSE Direta – Documento único de cobrança
  • • Navegação assistida na ADSE Direta – O meu acesso a prestadores convencionados
  • • Navegação assistida na ADSE Direta – Conta corrente do regime livre
  • • Serviços de Atendimento – Pedido/Renovação de CESD
  • • Serviços de Atendimento – Pedido de 2ª via de cartão de beneficiários (com ou sem alteração de dados)
  • • Serviços de Atendimento – Emissão de declaração de IRS
  • • Serviços de Atendimento – Emissão de declaração para efeitos de complementaridade
  • • Serviços de Atendimento – Consultas de conta corrente
  • • Serviços de Atendimento – Alteração Nome/Nib/Morada
  • • Serviços de Atendimento – Entrega de documentos de despesa

DGLAB Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas

  • • Certidões – Paroquiais
  • • Registo de propriedade intelectual – Averbamento
  • • Registo de propriedade intelectual – Certidão
  • • Registo de propriedade intelectual – Registo de obra
  • • Registo de propriedade intelectual – Registo de nome literário/artístico

IHRU Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana

  • • Porta 65 – Submissão de candidaturas
  • • Portal do Utente – Despesas de saúde reembolsos
  • • Portal do Utente – Consulta médica no hospital
  • • Portal do Utente – Dávida de sangue
  • • Portal do Utente – Cartão Nacional de dador de sangue
  • • Portal do Utente – Direitos e deveres do utente
  • • Portal do Utente – Pesquisa prestadores (Farmácias, Hospitais, entidades SNS,…)
  • • Portal do Utente – Registo informação clínica de utente para partilha com SNS
  • • Portal do Utente – Lista de espera para cirurgia - eSIGIC
  • • Portal do Utente – Transferência de centro de saúde
  • • Portal do Utente – Inscrição no centro de saúde
  • • Portal do Utente – Cartão de utente do serviço nacional saúde
  • • Portal do Utente – Cartão de utente do serviço nacional de saúde para cidadão estrangeiro
  • • Portal do Utente – Saúde oral
  • • Portal do Utente – Cheques dentista - pesquisa de médicos aderentes
  • • Portal do Utente – Reclamação / elogio ou sugestão
  • • Portal do Utente – Marcação de consulta
  • • Portal do Utente – Listar consultas
  • • Portal do Utente – Cancelar consultas
  • • Portal do Utente – Medicação crónica - prescrição
  • • Portal do Utente – Medicação crónica - consulta de estado da prescrição
  • • Portal do Utente – Medicação crónica - listar autorizações
  • • Portal do Utente – Isenção de taxas moderadoras - Pedido
  • • Portal do Utente – Isenção de taxas moderadoras - Reclamação
  • • Portal do Utente – Isenção de taxas moderadoras - Histórico
  • • Portal do Utente – Isenção de taxas moderadoras - alteração/cancelamento

IGAC Inspeção Geral das Atividades Culturais

SPMS Serviços Partilhados do Ministério da Saúde

ADSE Direção Geral de Proteção Social aos Funcionários e Agentes da Administração Pública

ACT Autoridade para as Condições do Trabalho

ESPAÇO DO CIDADÃO GONDOMAR (CAMÕES)

Página 1 de 2

ENTIDADE SERVIÇOS DISPONIBILIZADOS

ACT Autoridade para as Condições do Trabalho

ESPAÇO DO CIDADÃO GONDOMAR (CAMÕES)

  • • Receção de reclamações
  • • Pedidos de informação
  • • Encaminhamento para a rede de apoio ao consumidor endividado
  • • Marcação online – Marcação de renovação da autorização de residência
  • • Marcação online – Marcação de renovação do Cartão de Residência (para cidadãos da União Europeia e seus familiares)
  • • Marcação online – Marcação da prorrogação da permanência (para cidadãos titulares de visto de trânsito de curta duração ou estada temporária)
  • • Marcação online – SAPA Sistema automático de pré-agendamento de atendimento dos cidadãos que pretendam entrar, permanecer, sair ou que estejam em situação que implique afastamento do território nacional
  • • Marcação online – Outros Serviços por Agendamento que estão a ser desenvolvidos pelo SEF
  • • Entrega de requerimento de pensão de sobrevivência
  • • Pedido de reembolso de pensão de despesas de funeral
  • • Pedido de subsídio de morte
  • • Entrega de requerimento de subsídio de funeral
  • • Entrega de requerimento de subsídio por assistência de terceira pessoa e de subsídio mensal vitalício
  • • Entrega de requerimento de aposentação de ex-subscritor
  • • Entrega de requerimento de contagem de tempo de ex-subscritor
  • • Pedido de alteração de dados pessoais • Entrega de requerimento para pagamento de quotas de subscritores na situação de licença sem vencimentos e situações equiparadas • Carta de Condução – Alteração de morada
  • • Carta de Condução – Revalidação
  • • Carta de Condução – 2ª Via (duplicado)
  • • Carta de Condução – Substítuição
  • • Carta de Condução – Averbamento do Grupo 2 (restrição 997)
  • • Segurança Social Direta
  • • Informação Genérica
  • • Atendimento por marcação
  • • Candidatos – (Re)Inscrição para emprego – Netemprego
  • • Candidatos – Apresentação a ofertas de emprego – Netemprego
  • • Candidatos – Gestão da inscrição para emprego – Netemprego
  • • Candidatos – Registo de CV – Netemprego
  • • Candidaturas eletrónicas – Anexar documentos à entidade – Netemprego
  • • Candidaturas eletrónicas – Consulta e gestão de processos – Netemprego
  • • Candidaturas eletrónicas – Download de documentos – Netemprego
  • • Candidaturas eletrónicas – Submissão de candidaturas – Netemprego
  • • Entidades – Alteração de dados de entidade – Netemprego
  • • Entidades – Gestão de ofertas de emprego – Netemprego
  • • Entidades – Registo de entidade e obtenção de login – Netemprego
  • • Entidades – Registo de oferta de emprego – Netemprego
  • • Portal do Cidadão – Pedido de Alteração de morada
  • • Portal do Cidadão – Confirmação de alteração de morada do CC
  • • Portal do Cidadão – Pedido de certidões de Registo Civil, Predial e Comercial
  • • Chave Móvel Digital – Registo, Alteração de PIN, Cancelamento e Desbloqueio
  • • Alojamento local – Alteração de dados / Cancelamento de registo / Cessação de actividade / Registo
  • • Centro de bronzeamento artificial – Alteração de estabelecimento / Encerramento / Exploração de estabelecimento
  • • Comércio a retalho de animais de companhia e respectivos alimentos – Alteração de estabelecimento / Encerramento / Exploração de estabelecimento
  • • Comércio a retalho em estabelecimento que pertença a uma empresa que utilize uma ou mais insígnias ou esteja integrado num grupo – Alteração de estabelecimento / Encerramento / Exploração de estabelecimento
  • • Lavandaria – Alteração de estabelecimento / Encerramento / Exploração de estabelecimento • Manutenção e reparação de veículos automóveis, motociclos e ciclomotores – Alteração de oficina / Encerramento de oficina / Exploração de oficina • Ocupação de espaço público – Instalação
  • • Organização de feira por entidade privada – Comunicação
  • • Piercings e Tatuagens – Alteração de estabelecimento / Encerramento / Exploração de estabelecimento
  • • Sex-shop – Alteração de estabelecimento / Encerramento / Exploração de estabelecimento
  • • Restauração e bebidas – Alteração de estabelecimento / Encerramento / Exploração de estabelecimento

CMG Câmara Municipal de Gondomar

IEFP Instituto do Emprego e da Formação Profissional

SEF Serviços de Estrangeiros e Fronteiras

IMT

Espaço do Cidadão de Jovim

Edifício da União das Freguesias em Jovim - Rua Manuel Pinto Martins (em frente à Igreja Matriz)

Horário: das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, de segunda a sexta-feira

Serviços disponibilizados:

ADSE direta

Pedido/renovação do Cartão Europeu de Seguro de Doença

Pedido de 2ª via do cartão de beneficiário

Declaração para efeitos de complementaridade

Consultas de conta corrente

Alteração dos dados pessoais

Envio de documentos para reembolso

Espaço do Cidadão

Existem dois Espaços do Cidadão em funcionamento no território da União de Freguesias de Gondomar (S. Cosme), Valbom e Jovim.

Estes locais permitem aos cidadãos aceder aos serviços digitais disponibilizados pela Administração Central e Local, reduzindo desta forma os tempos de espera e custos associados, aumentando a eficiência e aproximando os serviços públicos dos cidadãos.

Espaço do Cidadão de Gondomar (S. Cosme)

Praça Luís de Camões, 183 (em frente à Escola Secundária de Gondomar)

Horário: das 09h00 às 16h00, de segunda a sexta-feira

Serviços disponibilizados:

Registo contrato trabalho - Registo de contrato de trabalhadores estrangeiros

  • • Queixas e denúncias – Queixas e denúncias (com encaminhamento das mesmas para o serviço desconcentrado mais próximo)
  • • Aquisição Livros - Aquisição de Livros e publicações à ACT
  • • Esclarecimento de dúvidas - Disponibilização e submissão de formulário destinado ao esclarecimento de dúvidas
  • • Simulador - Cálculo do valor a receber no final do contrato de trabalho
  • • Formulários - Formulários e minutas
  • • Navegação assistida na ADSE Direta – Dados pessoais do beneficiário
  • • Navegação assistida na ADSE Direta – Cuidados de Saúde com limites no regime livre
  • • Navegação assistida na ADSE Direta – Declaração para efeitos de IRS
  • • Navegação assistida na ADSE Direta – Documento único de cobrança
  • • Navegação assistida na ADSE Direta – O meu acesso a prestadores convencionados
  • • Navegação assistida na ADSE Direta – Conta corrente do regime livre
  • • Serviços de Atendimento – Pedido/Renovação de CESD
  • • Serviços de Atendimento – Pedido de 2ª via de cartão de beneficiários (com ou sem alteração de dados)
  • • Serviços de Atendimento – Emissão de declaração de IRS
  • • Serviços de Atendimento – Emissão de declaração para efeitos de complementaridade
  • • Serviços de Atendimento – Consultas de conta corrente
  • • Serviços de Atendimento – Alteração Nome/Nib/Morada
  • • Serviços de Atendimento – Entrega de documentos de despesa

DGLAB Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas

  • • Certidões – Paroquiais
  • • Registo de propriedade intelectual – Averbamento
  • • Registo de propriedade intelectual – Certidão
  • • Registo de propriedade intelectual – Registo de obra
  • • Registo de propriedade intelectual – Registo de nome literário/artístico

IHRU Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana

  • • Porta 65 – Submissão de candidaturas
  • • Portal do Utente – Despesas de saúde reembolsos
  • • Portal do Utente – Consulta médica no hospital
  • • Portal do Utente – Dávida de sangue
  • • Portal do Utente – Cartão Nacional de dador de sangue
  • • Portal do Utente – Direitos e deveres do utente
  • • Portal do Utente – Pesquisa prestadores (Farmácias, Hospitais, entidades SNS,…)
  • • Portal do Utente – Registo informação clínica de utente para partilha com SNS
  • • Portal do Utente – Lista de espera para cirurgia - eSIGIC
  • • Portal do Utente – Transferência de centro de saúde
  • • Portal do Utente – Inscrição no centro de saúde
  • • Portal do Utente – Cartão de utente do serviço nacional saúde
  • • Portal do Utente – Cartão de utente do serviço nacional de saúde para cidadão estrangeiro
  • • Portal do Utente – Saúde oral
  • • Portal do Utente – Cheques dentista - pesquisa de médicos aderentes
  • • Portal do Utente – Reclamação / elogio ou sugestão
  • • Portal do Utente – Marcação de consulta
  • • Portal do Utente – Listar consultas
  • • Portal do Utente – Cancelar consultas
  • • Portal do Utente – Medicação crónica - prescrição
  • • Portal do Utente – Medicação crónica - consulta de estado da prescrição
  • • Portal do Utente – Medicação crónica - listar autorizações
  • • Portal do Utente – Isenção de taxas moderadoras - Pedido
  • • Portal do Utente – Isenção de taxas moderadoras - Reclamação
  • • Portal do Utente – Isenção de taxas moderadoras - Histórico
  • • Portal do Utente – Isenção de taxas moderadoras - alteração/cancelamento

IGAC Inspeção Geral das Atividades Culturais

SPMS Serviços Partilhados do Ministério da Saúde

ADSE Direção Geral de Proteção Social aos Funcionários e Agentes da Administração Pública

ACT Autoridade para as Condições do Trabalho

ESPAÇO DO CIDADÃO GONDOMAR (CAMÕES)

Página 1 de 2

ENTIDADE SERVIÇOS DISPONIBILIZADOS

ACT Autoridade para as Condições do Trabalho

ESPAÇO DO CIDADÃO GONDOMAR (CAMÕES)

  • • Receção de reclamações
  • • Pedidos de informação
  • • Encaminhamento para a rede de apoio ao consumidor endividado
  • • Marcação online – Marcação de renovação da autorização de residência
  • • Marcação online – Marcação de renovação do Cartão de Residência (para cidadãos da União Europeia e seus familiares)
  • • Marcação online – Marcação da prorrogação da permanência (para cidadãos titulares de visto de trânsito de curta duração ou estada temporária)
  • • Marcação online – SAPA Sistema automático de pré-agendamento de atendimento dos cidadãos que pretendam entrar, permanecer, sair ou que estejam em situação que implique afastamento do território nacional
  • • Marcação online – Outros Serviços por Agendamento que estão a ser desenvolvidos pelo SEF
  • • Entrega de requerimento de pensão de sobrevivência
  • • Pedido de reembolso de pensão de despesas de funeral
  • • Pedido de subsídio de morte
  • • Entrega de requerimento de subsídio de funeral
  • • Entrega de requerimento de subsídio por assistência de terceira pessoa e de subsídio mensal vitalício
  • • Entrega de requerimento de aposentação de ex-subscritor
  • • Entrega de requerimento de contagem de tempo de ex-subscritor
  • • Pedido de alteração de dados pessoais • Entrega de requerimento para pagamento de quotas de subscritores na situação de licença sem vencimentos e situações equiparadas • Carta de Condução – Alteração de morada
  • • Carta de Condução – Revalidação
  • • Carta de Condução – 2ª Via (duplicado)
  • • Carta de Condução – Substítuição
  • • Carta de Condução – Averbamento do Grupo 2 (restrição 997)
  • • Segurança Social Direta
  • • Informação Genérica
  • • Atendimento por marcação
  • • Candidatos – (Re)Inscrição para emprego – Netemprego
  • • Candidatos – Apresentação a ofertas de emprego – Netemprego
  • • Candidatos – Gestão da inscrição para emprego – Netemprego
  • • Candidatos – Registo de CV – Netemprego
  • • Candidaturas eletrónicas – Anexar documentos à entidade – Netemprego
  • • Candidaturas eletrónicas – Consulta e gestão de processos – Netemprego
  • • Candidaturas eletrónicas – Download de documentos – Netemprego
  • • Candidaturas eletrónicas – Submissão de candidaturas – Netemprego
  • • Entidades – Alteração de dados de entidade – Netemprego
  • • Entidades – Gestão de ofertas de emprego – Netemprego
  • • Entidades – Registo de entidade e obtenção de login – Netemprego
  • • Entidades – Registo de oferta de emprego – Netemprego
  • • Portal do Cidadão – Pedido de Alteração de morada
  • • Portal do Cidadão – Confirmação de alteração de morada do CC
  • • Portal do Cidadão – Pedido de certidões de Registo Civil, Predial e Comercial
  • • Chave Móvel Digital – Registo, Alteração de PIN, Cancelamento e Desbloqueio
  • • Alojamento local – Alteração de dados / Cancelamento de registo / Cessação de actividade / Registo
  • • Centro de bronzeamento artificial – Alteração de estabelecimento / Encerramento / Exploração de estabelecimento
  • • Comércio a retalho de animais de companhia e respectivos alimentos – Alteração de estabelecimento / Encerramento / Exploração de estabelecimento
  • • Comércio a retalho em estabelecimento que pertença a uma empresa que utilize uma ou mais insígnias ou esteja integrado num grupo – Alteração de estabelecimento / Encerramento / Exploração de estabelecimento
  • • Lavandaria – Alteração de estabelecimento / Encerramento / Exploração de estabelecimento • Manutenção e reparação de veículos automóveis, motociclos e ciclomotores – Alteração de oficina / Encerramento de oficina / Exploração de oficina • Ocupação de espaço público – Instalação
  • • Organização de feira por entidade privada – Comunicação
  • • Piercings e Tatuagens – Alteração de estabelecimento / Encerramento / Exploração de estabelecimento
  • • Sex-shop – Alteração de estabelecimento / Encerramento / Exploração de estabelecimento
  • • Restauração e bebidas – Alteração de estabelecimento / Encerramento / Exploração de estabelecimento

CMG Câmara Municipal de Gondomar

IEFP Instituto do Emprego e da Formação Profissional

SEF Serviços de Estrangeiros e Fronteiras

IMT

Espaço do Cidadão de Jovim

Edifício da União das Freguesias em Jovim - Rua Manuel Pinto Martins (em frente à Igreja Matriz)

Horário: das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, de segunda a sexta-feira

Serviços disponibilizados:

ADSE direta

Pedido/renovação do Cartão Europeu de Seguro de Doença

Pedido de 2ª via do cartão de beneficiário

Declaração para efeitos de complementaridade

Consultas de conta corrente

Alteração dos dados pessoais

Envio de documentos para reembolso

 

geoclubetransferir

 

O Gabinete de Apoio aos Jovens (GAJ), a funcionar no edifício sede da União das Freguesias de Gondomar (S. Cosme), Valbom e Jovim e operado pelo Geoclube – Associação Juvenil, resulta de um protocolo colaborativo entre estas duas entidades.

Cabe ao GEOCLUBE – ASSOCIAÇÃO JUVENIL, garantir a operacionalidade do Gabinete de Apoio aos Jovens como sendo um ponto multiplicador das ações promovidas pela Eurodesk, designadamente na:

a) ajuda e apoio para facilitar a prestação da informação europeia de forma a também aumentar o acesso dos jovens à informação europeia;

b) ferramentas de informação;

c) formação;

A Eurodesk é uma rede europeia de informação com serviços em 31 países e é um ponto de acesso à informação europeia para os jovens e para os profissionais da área de juventude.
 

Gondomar

Rua da Igreja 71  
4420-164 Gondomar
geral@uf-gvj.pt
Telefone: 224 833 552

Valbom

Rua Dr. Joaquim Manuel da Costa, 477
4420-435 Valbom
geral@uf-gvj.pt

Telefone: 224 648 760

 

Jovim

Rua Manuel Pinto Martins
4510-084 Jovim
geral@uf-gvj.pt
Telefone: 224 509 703