Formação conjunta de curta-duração, 5 -9.12.2022, Karabuk, Turquia.
O projeto
O Projeto ELISTAT visa facilitar a aplicação de técnicas de Arte Terapia junto dos seniores para promover o seu bem-estar mental, como forma de ultrapassar o impacto profundo e duradouro causado pelo surto de COVID-19, nomeadamente pelo isolamento social e consequente solidão.
O projeto pretende facilitar a aplicação de técnicas de Arte Terapia junto dos seniores, bem como contribuir para o aumento da qualidade dos serviços de cuidados prestados aos seniores, através de:
-
Um Programa de Formação e uma Aplicação m-learning criados para formar formadores de adultos que trabalham com seniores com o objetivo de os auxiliar na implementação da Arte Terapia.
-
Um Livro de Atividades e uma Série de Vídeos e Podcasts para orientar os seniores e os seus cuidadores a realizarem as atividades de AT por conta própria.
Neste contexto, decorreu uma Formação Conjunta de Curta Duração, de 5 a 9 de dezembro de 2022 em Karabuk (Turquia), com a participação de colaboradores de todas as instituições parceiras, num total de 25 participantes.
Esta formação transnacional colocou em prática todas as aprendizagens e resultados do projeto, tendo sido testado o programa formativo e respetivos materiais para os formadores adultos.
Todos os participantes testaram a plataforma m-learning, os conteúdos dos módulos e as ferramentas de avaliação.
Foram depois revistos, de acordo com o feedback dos participantes e o relatório de avaliação da plataforma de m-learning.
Após esta formação, espera-se que os participantes estejam capacitados na Facilitação de Atividades de Arte Terapia.
Resultados esperados
Após esta atividade formativa, os formadores:
-
Terão as competências e conhecimentos necessários sobre os efeitos curativos das artes e da criatividade na saúde emocional e mental dos seniores;
-
Terão as competências necessárias na aplicação de técnicas de Arte Terapia para os seniores residentes em unidades de cuidados;
-
Serão mais competentes e criativos para lidar com os problemas emocionais e mentais dos seniores;
-
Terão a possibilidade de explorar a aprendizagem digital, e continuar a beneficiar das ferramentas de aprendizagem digital, como os vídeos e os podcasts.
Próximos passos
Todos os parceiros organizarão workshops locais nos seus países, orientados pela equipa que participou na formação, com a participação dos seniores e dos seus cuidadores, para testar os resultados.
Esta será a oportunidade de identificar necessidades que poderão surgir na prática e aumentar a eficácia dos resultados na implementação.
Em suma, o impacto positivo nos seniores - principal objetivo do projeto - será assim maximizado.