Projeto Europeu LMI4Dis_Abled

Decorreu ontem a 13 de fevereiro, a 1ª Reunião Transnacional do projeto europeu designado por LMI4Dis_Abled no âmbito das Parcerias de cooperação no ensino e formação profissional e do qual a União das Freguesias de Gondomar é parceira.

O projeto LMI4Dis_Abled visa dotar os profissionais de formação, inclusão social e laboral com competências e ferramentas adequadas para a prestação de serviços de orientação profissional de qualidade a Pessoas portadoras de deficiência através do desenvolvimento de:

1. Guia Informativo que disponibilizará conhecimento atualizado e adaptado sobre o mercado de trabalho atual e sobre oportunidades de carreira para pessoas portadoras de deficiência.
  2. Direcionado aos profissionais que atendem pessoas portadoras de deficiência, disponibilizará Manual de Perfil de Competência com informação sobre as competências e necessidades formativas para a inclusão no mercado de trabalho deste público; e ainda um Programa de formação que visa permitir a estes profissionais oferecer serviços personalizados, de acordo com as últimas tendências do mercado de trabalho e novas metodologias e práticas adaptadas de informação e orientação.
  3. Sistema Digital com Informação sobre Carreiras para pessoas portadoras de deficiência; este sistema fornecerá informações atualizadas para oportunidades de carreira inclusiva emergentes e material de apoio para a gestão de carreira, proporcionará a interação com grupos de pares e profissionais de suporte de carreira ou empregadores.

O projeto conta com a seguinte parceria que inclui seis parceiros, nomeadamente:

• UNIVERSIDAD DE VALLADOLID (parceiro espanhol coordenador);
  • PROGRESSUS RESEARCH & COUNSELLING (parceiro grego);
  • C.P.SERV LIMITED (parceiro cipriota);
  • EUROPEAN PLATFORM FOR REHABILITATION (parceiro belga);
  • CENTRO STUDI PLURIVERSUM SRL (parceiro italiano);
  • UNIÃO DAS FREGUESIAS DE GONDOMAR (SCOSME) VALBOM E JOVIM.

O projeto tem uma duração de 24 meses sendo o seu término previsto para outubro de 2024.