Universidade Sénior de Gondomar

O ano letivo 2022/2023 na Universidade Sénior de Gondomar (USG) arranca na semana de 10 a 14 de outubro, com a receção aos alunos. Estão programadas um conjunto de atividades para dar as boas vindas ao novo ano cujas aulas têm início a 17 de outubro. Do vasto leque de disciplinas já existentes juntam-se, agora, novas áreas de conhecimento, a saber: Iniciação à Eletricidade, Costura Criativa, Artes Plásticas, Jogos do Saber, Eu Saúde e Encontros com a Literatura.

Depois de dois anos condicionados pela pandemia da COVID-19, a Universidade Sénior de Gondomar – que há 16 anos tem contribuído para o envelhecimento ativo e saudável – regista até, ao momento, cerca de 300 inscrições, 32 das quais de novos alunos que vêem neste espaço uma maneira diferente de ocupar o seu tempo.

Para António Braz, este regresso gradual à “normalidade” significa que “todo o trabalho que tem sido desenvolvido, no sentido de revitalizar o espírito vivido antes da pandemia, tem sortido efeito”. O presidente da União das Freguesias de Gondomar (São Cosme), Valbom e Jovim e do Conselho Executivo da USG, acredita que “com as novas disciplinas que agora integram o plano curricular e com as parcerias que estamos a desencadear, os tempos áureos desta instituição começam a ser retomados”, acrescentando que é também “visível a procura que temos sentido por parte de uma franja da população que se encontra fora da vida ativa (reformado) há pouco tempo e que demonstram uma grande necessidade de manter uma rotina”.

Além do regresso às aulas, retornam também as Tertúlias de Poesia que se realizam no último sábado de cada mês. A primeira tertúlia está agendada para o dia 29 de outubro e será dedicada às Festas do Concelho de Gondomar.

Programa Sénior em Movimento

Ainda no mês de outubro vai iniciar o ano lectivo de 2022/2023 do Programa Sénior em Movimento cujas inscrições já ultrapassaram uma centena. As aulas continuarão a ser orientadas pela professora Ana Castro e, tal como tem acontecido em anos anteriores, a primeira aula será conjunto reunindo todos os participantes inscritos em cada uma das freguesias que compõem o território desta União.

Se as condições climáticas assim o permitirem, a atividade física realizar-se-á no dia 17 de outubro, no Largo João Paulo II (junto à Igreja Matriz de Gondomar), pelas 10h00. De acordo com António Braz, “é importante proporcionar a atividade física à população sénior da União, promovendo a partilha e o convívio entre todos”.

De referir que o Programa Sénior em Movimento, promovido pela União das Freguesias, realiza-se nas três freguesias, em diferentes dias da semana, sendo que as inscrições podem ser realizadas nas secretarias.