Balcão SNS24 em Jovim

A União de Freguesia de São Cosme, Valbom e Jovim passou a ter disponível, nos serviços prestados pelo Espaço Cidadão de Jovim, o primeiro Balcão SNS24, através do qual é permitido o acesso a serviços hospitalares, nomeadamente a teleconsultas.

Para António Braz, o Balcão do SNS24 “é uma grande conquista, pois permitirá que consigamos, nesta área específica da saúde, dar uma melhor resposta às necessidades da população”. De acordo com o presidente da União das Freguesias, “desde que nos deparamos com a pandemia da COVID-19, a comunicação com os serviços de saúde tornou-se mais complicada, principalmente, para quem tem poucos conhecimentos digitais ou não tem como aceder a equipamentos tecnológicos e à internet”, concluíndo que “este balcão será uma mais-valia não só para a população do território desta União, mas para todas as pessoas que já recorrem aos serviços do Espaço Cidadão de Jovim e que não são apenas residentes do concelho de Gondomar”.

Segundo o comunicado emitido pela Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N), "este é o primeiro balcão do distrito do Porto a disponibilizar a comunicação com os serviços de cuidados de saúde hospitalares, permitindo realizar teleconsultas com o Centro Hospitalar Universitário do Porto (CHUP)", sublinhando que este serviço pode ser prestado de duas formas: “através do acesso facilitado e do acesso mediado, nomeadamente para marcar consultas, renovar medicação crónica e realizar uma teleconsulta, com o apoio de mediadores digitais e de forma segura, eficiente e mais próxima”.

De referir que o Balcão SNS 24 é uma iniciativa que resulta da parceria entre a ARS-N, os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS, EPE), municípios, juntas de freguesia e os ACES e “desempenham um serviço público fundamental ao facilitar o acesso remoto aos serviços digitais do SNS e na promoção da inclusão digital e social das pessoas”.