Espaço Cidadão de Jovim

A União de Freguesia de São Cosme, Valbom e Jovim, através do Espaço Cidadão de Jovim, passa a disponibilizar o primeiro Balcão SNS24 do distrito do Porto, com acesso a serviços hospitalares, nomeadamente a teleconsultas. De acordo com a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N), "este é o primeiro balcão a nível nacional a disponibilizar o acesso a serviços de cuidados de saúde hospitalares, permitindo realizar teleconsultas com o Centro Hospitalar Universitário do Porto (CHUP)", acrescentando que "com o apoio de mediadores digitais e de forma segura, eficiente e mais próxima, os serviços podem ser prestados de duas formas, através do acesso facilitado e do acesso mediado, nomeadamente para marcar consultas, renovar medicação crónica e realizar uma teleconsulta”, especificou a ARS-N.

Um serviço dirigido a todos aqueles que têm reduzidos conhecimentos digitais, que não têm acesso a equipamentos tecnológicos e a internet, através do qual é possível solicitar:

- Consultas ( marcar/desmarcar)

- Taxas moderadoras (pedir isenção)

- Resultado de exames

- Medicação Habitual

Sendo que para aceder aos serviços é necessário o utente trazer:

- Cartão de Cidadão

- Bilhete de Identidade + Número de Utente

- Telemóvel

- Estar registado na área pessoal do portal SNS 24

De referir que o Balcão SNS 24 é uma iniciativa que resulta da parceria entre a ARS-N, os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS, EPE), municípios, juntas de freguesia e os ACES e “desempenham um serviço público fundamental ao facilitar o acesso remoto aos serviços digitais do SNS e na promoção da inclusão digital e social das pessoas”.