Sessão Ordinária da Assembleia de Freguesia

A sessão contou ainda com a apresentação de outras moções relacionadas a outras temáticas como o alargamento do tarifário intermodal Andante que beneficia, desde 1 de abril, toda população da União das Freguesias, nomeadamente, a freguesia de Jovim e a necessidade de consciencializar as pessoas para uma maior taxa de participação nas eleições europeias, no sentido em que o ato de participar no processo democrático seja feito de forma plenamente informada. Duas moções apresentadas pelo PS e que recolheu a unanimidade dos votos.

Ainda no Período de Antes da Ordem do Dia foram apresentadas duas propostas de recomendação, a primeira das quais referente à ETAR de Gramido, com vista a minorar os focos de odores ainda provenientes da estação de águas residuais, e a segunda pela conservação e valorização dos lavadouros, enquanto património representativo de uma época existente nas três freguesias. Um período onde também estiveram em foco assuntos como o estacionamento abusivo, a circulação e o estado do pavimento da Rua Dr. Joaquim Manuel da Costa (Valbom), assim como de outros arruamentos em São Cosme e Jovim; as intervenções realizadas ao nível das escolas; da limpeza e recolha de lixo, entre outros. Alertas que António Braz, presidente da União das Freguesias, não ficou indiferente, tendo-se comprometido a analisar todos os problemas expostos – alguns dos quais já reportados às entidades responsáveis e que aguardam resposta – de forma a alcançar uma resolução.

No Período da Ordem do Dia, dos pontos em discussão, foram aprovados, sem votos contra, a ata relativa à sessão ordinária de dezembro 2018; o relatório de gestão e contas de 2018; a atualização do inventário de bens 2018 e a autoriação para a resolução do legado de Agostinho Leite, além de terem tomado conhecimento da informação sobre as atividades desenvolvidas pela União das Freguesias. A sessão terminou sem qualquer intervenção dos fregueses que estiveram presentes no Período Depois da Ordem do Dia.