"SOS Ucrânia"

A União das Freguesias de Gondomar (São Cosme), Valbom e Jovim, assim como as restantes Juntas e Uniões do concelho de Gondomar, tem estado a receber bens de primeira necessidade destinados à Ucrânia, no âmbito das medidas desenvolvidas pela Câmara Municipal de Gondomar, após os contactos mantidos com o Governo e a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) de ajuda aos ucranianos, depois da invasão russa. A campanha apela à doação de bens como: cobertores e sacos-cama; produtos de higiene: artigos de higiene pessoal e produtos para crianças (leite em pó, fraldas, toalhitas); produtos de saúde: algodão, compressas, antissépticos, adesivos, analgésicos; bens alimentares em conservas; e outros produtos: pilhas, lanternas e cordas.

De acordo com as informações do Município, depois de ser dada entrada dos donativos no centro logístico municipal, o seu transporte será assegurado até aos centros de refugiados, em articulação com a Amizade - Associação de Imigrantes de Gondomar, de forma a garantir que não há desvios nem desperdícios. Relativamente, ao acolhimento de refugiados, estão também a ser avaliadas as condições e os meios necessários, em sede da Rede Social, para albergar refugiados no concelho de Gondomar.