Visita à exposição "Móveis Giesta"

António Braz acompanhou os alunos da Universidade Sénior de Gondomar na visita à exposição documental "Móveis Giesta: A Memória de uma Fábrica", patente na Biblioteca Municipal de Gondomar Camilo de Oliveira. A mostra reúne desenhos de pormenor e à escala, plantas com anotações, parte de peças de mobiliário, desenhos de amostra aos futuros compradores e que fazem parte do espólio da "Fábrica dos Móveis Giestas de Valbom, Lda", doados em 2018, por Mário Giesta ao Arquivo Histórico Municipal de Gondomar. Uma figura incontornável da história do concelho de Gondomar pelo legado que deixou no mundo empresarial, na política, na religião e no movimento associativo, tendo dedicado toda a sua vida ao bem-estar dos outros e das suas necessidades. Nunca a palavra Solidariedade teve tanta expressão como aquela que Mário Giesta lhe foi atribuindo nas diversas funções que assumiu junto da comunidade local, concelhia e nacional.

A exposição, que pode ser visitada até ao dia 31 de dezembro de 2021, apenas representa uma pequena parte dos mais de 4000 desenhos doados ao Arquivo Municipal cujo intuito desta apresentação pública é "valorar uma atividade outrora muito próspera  e fundamental para a economia local, fazendo recordar ou dar a conhecer um património que marcou a identidade do concelho".

Exposio mveis2     Exposio mveis3

Exposio mveis 4     Exposio mveis