Tomada de posse dos novos órgãos autárquicos

Durante a campanha eleitoral, António Braz assumiu compromissos e elegeu prioridades políticas e de gestão que vêm dar continuidade ao trabalho realizado nos últimos quatro anos. O empossado presidente da União das Freguesias de Gondomar (São Cosme), Valbom e Jovim para o quadriénio 2021-2025 comprometeu-se, ontem, na cerimónia de Tomada de Posse dos Novos Órgãos autárquicos, a manter "a transparência política e administrativa, nos atos, na sua implementação, nas contas e nas decisões; a melhorar as condições urbanas, tornando as vias acessíveis para todos, de forma a evitar os acidentes, a induzir conforto e a segurança nas nossas ruas; a manter as respostas às questões sociais, dos idosos, do desemprego e do ambiente, com a colaboração de todos, da administração, das instituições públicas e privadas que interessa unir e coordenar para uma acção eficaz".

António Braz, que viu reforçada a sua continuidade à frente dos destinos da União das Freguesias, sublinhou ainda que “na democracia local o compromisso, a vontade de realizar e de melhorar as condições de vida de todos, pode e deve ultrapassar a competição partidária e as distâncias ideológicas”, acrescentando que “agora é o momento de, independentemente das nossas opções políticas e diferenças, trabalharmos todos com espírito de compromisso e serviço público”.

Aproveitando a presença de Marco Martins, presidente da Câmara Municipal de Gondomar, salientou o facto de partilharem "mesmo projeto político autárquico, que levaremos em frente com decisão e empenhamento", ressalvando que "não deixarei porém de continuar a lutar pelos interesses destas comunidades, com afinco, teimosia, e espero— estou disso seguro— irei continuar a encontrar na Câmara um parceiro, atento e colaborante na defesa dos interesses das populações".

O presidente da União das Freguesias de Gondomar (S. Cosme), Valbom e Jovim espera "estar à altura das exigências dos novos tempos e dos novos desafios", contando para o efeito com a colaboração de todos trabalhadores, no sentido de continuarmos a “melhorar a relação institucional e sobretudo funcional com os cidadãos que servimos, contrariando, a tendência que se espalhou no nosso país, desvalorizando e deturpando a importância e a competência dos serviços públicos, muitas vezes apenas por motivos estreitamente ideológicos".

Na sua intervenção, António Braz agradeceu ainda à família "pela compreensão, pela paciência e pelo carinho durante este longo tempo dedicado a esta causa cívica" e a todos os que "confiaram e votaram em nós, pois tudo farei para ser digno desse compromisso que assumi e quero continuar a honrar ao longo deste mandato".

Para o quadriénio 2021-2025 tomaram posse os seguintes elementos para o Executivo da União das Freguesias, encabeçado por António José Ribeiro Braz, Henrique Manuel dos Santos Cardoso, Carlota Ferreira Brás César Teixeira, José Paulo Maia de Sá, Isaura de Oliveira Nogueira, Felisberto Ribeiro de Almeida e Ana Maria Cardoso Lemos da Fonseca

Foi ainda eleita a Mesa da Assembleia de Freguesia, que passou a ser constituida pelos seguintes elementos: Carla Alexandra Nogueira Pinto Ferreira (PS) - Presidente, Pedro Silva (PPD/PSD.CDS-PP) - 1º Secretário e Cátia Gregório (PPD/PSD.CDS-PP) - 2ª Secretária.

Empossados foram também os deputados que integram a bancada da Assembleia de Freguesia, a saber: pelo PS Vitor Castro, Ana Bandeira, Daniel Monteiro, Raquel Rêgo, José Torres, Joana Figueiredo, Sílvio Monteiro e Maria de Lurdes Pinto; pela coligação PPD/PSD.CDS-PP Manuel Marques, José Oliveira, Manuel Barbosa e Albertina Ferreira; pela CDU Luís Fernandes e Maria Olinda Moura; pelo Bloco de Esquerda, Pedro Ferreira e Marlene Santos; pela Iniciativa Liberal, José Amaral; e, por último, pelo Chega, Alexandra Mendes.