Termina hoje, 31 de maio de 2021, o prazo para a resposta aos Censos 2021 cuja data fim foi prolongada até ao final deste mês. Porém, caso não consiga preencher o inquérito, as equipas de recenseadores do Instituto Nacional de Estatística vão entrar em contacto, nesta que será a última oportunidade antes de ficar sujeito a uma multa. De acorco com o INE, “dado que se trata do recenseamento da população e habitação, de resposta gratuita e obrigatória, é necessário assegurar a resposta de todas as pessoas pelo que, após esta data, as equipas de recolha vão contactar e notificar os alojamentos que não responderam dentro do prazo estabelecido — 31 de maio, podendo o INE vir a aplicar as coimas previstas na lei no caso de recusa a responder aos Censos 2021“.
Na União das Freguesias de Gondomar (São Cosme), Valbom e Jovim, apenas 18 alojamentos ainda estão por inquirir, dos 22.460 existentes no território. Contudo, até ao final do dia de hoje, os recenseadores afetos à União farão um esforço para que, efetivamente, todos contem nesta que é a maior operação estatística nacional.
O Instituto Nacional de Estatística prevê que os resultados possam ser disponibilizados em 3 fases: resultados preliminares( dentro de 4 meses), resultados provisórios (até 10 meses) e, por último, toda a informação censitária no prazo de 18 meses.