Reunião no âmbito do projeto europeu do desporto

Decorreu hoje a 17 de fevereiro, mais uma reunião online do projeto SPEY - Sport for Prevention of Extremism in Youth (Prevenir o extremismo nos jovens através do desporto).

Relembramos que é um projeto com a envolvência de vários parceiros (https://ufec.cat/spey/partners/) que pretende, entre outros aspetos, que jovens com perfis de radicalização se integrem na comunidade e melhorem sua convivência através do desporto.

Neste encontro, apresentou-se dados preliminares até ao momento alcançados através das entrevistas e questionários apresentados aos jovens com tais perfis (idades entre os 17 a 30 anos) a cargo da Universidade de Córdoba. É um estudo científico cujo as avaliações são realizadas em diferentes momentos e que os dados finais e conclusivos serão apresentados no final do projeto.

Debateu-se também a formação temática do extremismo sobre a alçada da Igualdade de Género que está a ser preparada pela Confederação Desportiva da Suécia que após terminar o seu curriculum programático e conteúdos do modulo, será administrado através de um curso de aprendizagem ao longo da vida, na vertente não-formal, à União das Federações Desportivas da Catalunha que, por seu turno, o administrará ao Conselho das Federações Desportivas da Letónia e, em Gondomar, à União das Freguesias de Gondomar (S. Cosme), Valbom e Jovim. Portanto, será posteriormente administrado em Gondomar a profissionais (educadores, psicólogos, treinadores, etc.) que trabalham diretamente com jovens e queiram adquirir esta formação internacional.

Por último, destacamos ainda que nesta reunião discutiu-se as sucessivas adaptações necessárias face às restrições inerentes desta pandemia e, perante isso, os desafios que ainda teremos que trabalhar com novos ajustes ao ciclo de vida do projeto.

SPEY 02  SPEY 03  SPEY 04