Notícias

TEIIA em resposta às necessidades sociais

Decorreu esta semana a reunião de apresentação do projeto TEIIA-CLDS-4G, promovido pela Santa Casa da Misericórdia de Gondomar e no qual esta União de Freguesias se torna parceira pelo facto de ser um dos cinco territórios de intervenção.

O encontro realizado com a equipa técnica deste projeto serviu para que ambas as entidades falassem sobre as necessidades e as mais-valias desta colaboração, assim como das áreas que serão trabalhadas. O projeto TEIIA – iniciais de Trabalho, Empodera, Inova, Inclui e Alcança – vai atuar em dois eixos: Promoção do emprego, formação e qualificação e Intervenção familiar e parental preventiva da pobreza infantil.

Os destinatários destas linhas de acção são pessoas desempregadas, crianças, jovens e famílias vulneráveis e o objetivo primordial centra-se na promoção da inclusão social de todos aqueles que apresentam maiores índices de fragilidade. Para o efeito foi criado um Plano de Ação que inclui, em cada eixo, um conjunto de atividades que vão chegar às populações da área de intervenção, uma vez que se trata de um projeto itinerante ou seja “vai ao encontro das pessoas”. Entre as várias ações delineadas encontram-se, no Eixo 1, o Gabinete “Rumo ao Emprego” – que trabalhará em parceria com o Gabinete de Inserção Profissional desta União das Freguesias –; “Empreendedorismo no Feminino”, “Captar Valor(es)” ou “Em Rede para Incluir”. Já no Eixo 2 serão desenvolvidas actividades como: “Sobre Rodas”; “Academia da Família”; “Cuidar de Quem Cuida” ou “Guia Para a Inclusão”.

De referir que dentro dos Territórios de Intervenção se encontram as Freguesias de São Pedro da Cova e da Lomba e as Uniões de Freguesias de Foz do Sousa e Covelo e de Medas e Melres.

Gondomar

Rua da Igreja 71  
4420-164 Gondomar
geral@uf-gvj.pt
Telefone: 224 833 552

Valbom

Rua Dr. Joaquim Manuel da Costa, 477
4420-435 Valbom
geral@uf-gvj.pt
Telefone: 224 648 760

 

Jovim

Rua Manuel Pinto Martins 70
4510-084 Jovim
geral@uf-gvj.pt
Telefone: 224 509 703