A primeira Reunião Transnacional do projeto SPEY: Sport for Prevention of Extremism in Youth decorreu em Barcelona, durante o dia de ontem. João Constâncio, técnico da União de Freguesias de Gondomar (São Cosme), Valbom e Jovim, esteve presente no encontro, que reuniu os representantes das instituições que integram o referido projeto.
O objetivo principal do SPEY, que arrancou no início de 2020 e foi aprovado ao abrigo do Programa Erasmus +, é criar um programa desportivo, aplicável a qualquer país e cultura europeia, destinado a prevenir e a evitar a radicalização dos jovens.
A União de Freguesias de Gondomar (São Cosme), Valbom e Jovim é umas das instituições parceiras do projeto SPEY, que conta ainda com organizações provenientes da Grécia, Suécia, França, Alemanha, Letónia e Espanha – com a UFEC (Unió de Federacions Esportives de Catalunya), como parceiro coordenador.
Ao longo dos 30 meses de duração do projeto SPEY (termina a 30 de junho de 2022), serão criados programas desportivos elaborados por especialistas em educação, psicologia e desporto, e validados por técnicos especializados no fenómeno da radicalização. Entre outras medidas, será também criada uma forma de detetar possíveis jovens em risco de radicalização.