RTP1 em direto em Jovim

Foi rodeada de família e amigos que Catarina Campos, finalista da 3ª edição do concurso “Cantares ao Desafio”, da Praça da Alegria, esteve hoje em direto no programa matinal da RTP1, a apelar ao voto para a grande final, que é já na próxima sexta-feira, dia 22 de novembro.

A jovem de 23 anos, nascida e criada em Jovim, faz par a cantar ao desafio com Manuel Sameiro, e os dois fazem parte das quatro duplas finalistas que irão disputar o primeiro lugar, sendo que será o público a decidir o vencedor, através do voto telefónico.

Começou a dançar com sete anos de idade no rancho da freguesia, mas foi só há quatro anos que Catarina Campos descobriu o seu talento para cantar à desgarrada. “Foi numa brincadeira, quando fui aprender a tocar concertina. Comecei a ouvir cantar o Augusto Canário (famoso cantador ao desafio) e fiquei deslumbrada. Era aquilo que queria fazer!”, recorda. Entretanto já fez diversas atuações, algumas internacionais, tendo já cantado na Bélgica, Alemanha, e no próximo mês irá cantar a França. Independentemente de vir a ganhar, ou não, na próxima sexta-feira, o concurso "Cantares ao Desafio", “o mais importante, para mim, é divulgar as nossas tradições e cantares ao desafio”, concluiu a jovem, que também integra o Rancho Folclórico e Etnográfico das Lavradeiras de Jovim.

A RTP1 esteve esta quarta-feira em direto na sede da Sociedade Columbófila de Jovim para onde, há cerca de um ano, o Rancho Folclórico e Etnográfico das Lavradeiras de Jovim se mudou. “Fizemos um protocolo com a Sociedade Columbófila e, para além de termos este espaço para ensaiar, estamos a explorar o bar da sede. Queremos angariar fundos para um dia termos o nosso próprio espaço”, conforme explicou o presidente do Rancho Folclórico e Etnográfico das Lavradeiras de Jovim, Adelino Miranda.

Para além de muitos populares da freguesia, que não quiseram deixar de apoiar esta “filha da terra”, estiveram presentes no local Luís Filipe Araújo, vice-presidente da Câmara Municipal de Gondomar e António Braz, presidente da União das Freguesias de Gondomar (São Cosme), Valbom e Jovim. “Sem dúvida que aquilo que a Catarina faz é de louvar, pois leva o nome de Jovim além-fronteiras, para além de divulgar as nossas tradições e costumes”, disse António Braz, que foi entrevistado em direto para o canal público nacional.

O número de telefone para votar na dupla Catarina Campo e Manuel Sameiro no “Cantares ao Desafio” e ajudá-los a vencer esta terceira edição do concurso é o 760 200 803!

10 9 5 8 6 1 2 3 4 7