“Horta de Subsistência” ao serviço da população

Com um total de 70 talhões de terreno cultivável, a “Horta de Subsistência” continua a ser uma aposta da União das Freguesias de Gondomar (S. Cosme), Valbom e Jovim no sentido de promover uma maior sustentabilidade e responsabilidade social, bem como de melhorar a qualidade de vida da população.

O projeto, que teve início em 2015, resulta de uma parceria com a Lipor e CMG, no âmbito do programa “Horta à Porta – Hortas Biológicas do Grande Porto”, e que visa promover a qualidade de vida da população, através de boas práticas agrícolas, ambientais e sociais.

O terreno da “Horta de Subsistência”, localizado na Rua do Casal, em Gondomar (S. Cosme), foi cedido à União de Freguesias de Gondomar (S. Cosme), Valbom e Jovim, em regime de comodato, sendo esta a responsável pela gestão do espaço. Os talhões destinam-se, nos termos do Regulamento em vigor, aos residentes no território; agregados familiares economicamente carenciados, com rendimento per capita mensal inferior ao valor da pensão social; beneficiários do rendimento social de inserção; desempregados e população em geral.

No local estão à disposição dois abrigos, para que os utilizadores possam guardar os seus utensílios. Para além da existência de compostores individuais em todos os talhões, há ainda um espaço destinado à compostagem comunitária, e que serve de apoio a todos os utilizadores desta “Horta de Subsistência”.

As inscrições para se poderem candidatar a um talhão da “Horta de Subsistência” podem ser feitas nas secretarias da União de Freguesias ou on-line, no site da LIPOR. De referir que, antes da atribuição do respetivo talhão, os utilizadores têm obrigatoriamente de frequentar uma ação de formação em agricultura biológica e de compostagem, ambas promovidas pela LIPOR.

Existem 28 talhões de 25m2 e 42 de 50m2, sendo cobrada uma taxa mensal de 1,75 euros, no caso dos talhões mais pequenos, e o dobro desse valor para os talhões de maior dimensão. Essa taxa (pode ser reduzida ou isenta, mediante situação de comprovada insuficiência económica) visa compensar os custos com o fornecimento de água, electricidade e outros relacionados com a limpeza e manutenção dos espaços comuns.

horta2 horta3  horta5  horta9horta7horta11

horta8