Centro de Saúde de Valbom já tem consultório de dentista

Foi hoje inaugurado, no Centro de Saúde de Valbom, o primeiro consultório com médicos dentistas integrado no Serviço Nacional de Saúde (SNS) no concelho de Gondomar, no âmbito do projeto “Saúde Oral para Todos”, numa colaboração entre o Ministério da Saúde e a Câmara Municipal.

O recém-inaugurado gabinete de saúde oral está instalado no Centro de Saúde de Valbom, cabendo aos médicos de família avaliar e orientar os utentes que necessitem de tratamentos para os médicos dentista, e garantindo assim o acesso a estes cuidados de saúde a pessoas com problemas mais graves e com carências económicas.

A Ministra da Saúde, Marta Temido, presidiu a esta inauguração, juntamente com Marco Martins, presidente da Câmara Municipal de Gondomar, sendo que na ocasião marcaram presença várias individualidades concelhias e membros do Executivo camarário. A União das Freguesias de Gondomar (São Cosme), Valbom e Jovim fez-se representar pelo seu presidente, António Braz, acompanhado pelo tesoureiro José Paulo Sá e pelo vogal Henrique Cardoso.

“Gondomar é dos concelhos em que a cobertura ao nível de médicos de família para a população é total, sendo por isso um exemplo”, fez questão de salientar Marta Temido, realçando a aposta que o Governo tem vindo a fazer em “cuidados de proximidade, nomeadamente no que diz respeito à saúde oral”.

O projeto “Saúde Oral para Todos” tem permitido criar consultórios com médicos dentistas em todos os concelhos do território nacional, num total de 289 unidades a funcionar em pleno no próximo ano.

Com a adesão a este projeto, Gondomar passa a ter no concelho dois consultórios com médico dentista integrados no Serviço Nacional de Saúde (SNS) – um no Centro de Saúde de Valbom e outro no Centro de Saúde de São Pedro da Cova, que foi inaugurado logo após o de Valbom.

2 3 4