Clube Naval Infante D. Henrique

O Clube Naval Infante D. Henrique foi fundado em 4 de julho de 1925, na freguesia de Valbom, por um grupo de desportistas náuticos liderado por Manuel Santos Almeida Bessa, Américo Pinto Soares e Américo Pereira.

O Remo – atividade fundamental – , o Polo Aquático e a Natação foram as primeiras modalidades desportivas do Clube Naval Infante D. Henrique, que tinham como cenário o rio Douro e visavam a prática salutar dos desportos náuticos por parte da juventude.
Com o decorrer dos anos, o Clube Naval Infante D. Henrique foi acolhendo outras modalidades desportivas, tais como o Basquetebol, a Pesca Desportiva e o Ténis de Mesa (esta última praticada durante vinte e cinco anos consecutivos).
No dia de Natal de 1960, o Clube inaugurou solenemente a sua Sede Social, situada na Rua Dr. Joaquim Manuel da Costa.

Foi na década de sessenta que o Clube Naval do Infante D. Henrique deu um grande salto qualitativo no Remo, que o levaria ao topo dos melhores clubes nacionais da modalidade, e que ainda hoje mantém.

O grande sonho do Clube Naval Infante D. Henrique concretizou-se com a construção do Centro de Desportos Náuticos de Gramido (incluído no Polis de Gondomar), onde a emblemática instituição continuou a alcançar conquistas nacionais e internacionais no remo. Hoje conta com mais de 200 atletas masculinos e femininos em todas as categorias, bem como uma Escola de Remo de Iniciação e Remo Adaptado, sendo que o clube ostenta o título de hexacampeão nacional da modalidade.

Além de um hangar, balneários, ginásio, tanques de treino e máquinas de remo indoor, as instalações do Infante estão equipadas com um centro de estágio, com capacidade para 42 atletas.

O Clube Naval Infante D. Henrique é “Instituição de Utilidade Pública” desde 1981 e possui Medalha de Ouro de Mérito Municipal de Gondomar de “Mérito Desportivo”, bem como igual galardão da Junta de Freguesia da Vila de Valbom, distinções essas conferidas ao clube em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados no campo do desporto amador em prol da juventude.

image posto nautico 02 posto nautico 26 1 13087195043 51982dc644 b