Projeto GForce - Green Schools For Circular Economy

Na passada semana (quinta e sexta-feira) realizou-se, no território da União das Freguesias de Gondomar (São Cosme), Valbom e Jovim, a 3ª Reunião Transnacional  inserida no âmbito do Projeto GFORCE – Green Schools for Circular Economy, coordenado pelo município turco de Espiye e cuja União das Freguesias de Gondomar (S. Cosme), Valbom e Jovim e a Campo Aberto – Associação de Defesa do Ambiente são os parceiros portugueses envolvidos neste projeto. Reduzir, reutilizar e reciclar são as práticas ambientais realizadas no nosso País e que Espiye tem vindo a implementar na sua região, nomeadamente com ações desenvolvidas nas escolas.

O último dia da reunião contou com as intervenções de: Gülçemen Karadeniz Ayar, Coordenador do Projeto GFORCE que falou sobre “A importância do projeto na economia local e seus propósitos e objetivos operacionais; Turgut Posbasoglu, Representante Legal do Município de Espiye que abordou o “projeto GFORCE e seu impacto atual e futuro no Município de Espiye”; António Braz, na qualidade de presidente da União das Freguesias e Coordenador Adjunto do Projeto GFORCE sobe a temática do “Protocolo de Geminação entre cidades – importância e compromisso futuro”; José Marques, Campo Aberto – Associação de Defesa do Ambiente e “O papel das NGO’s ambientais no contexto da cidadania actual” e, por último, Bernardino Guimarães, Coordenador Ambiental Internacional que falou sobre “A importância da aplicação das medidas de prevenção para o meio ambiente no contexto de educação formal e não-formal”.

Em representação da Câmara Municipal de Gondomar esteve Carla Ferreira que enalteceu o desenvolvimento deste projeto e a importância que, cada vez mais, a discussão sobre as questões ambientais tem assumido na nossa sociedade.

O encontro foi também marcado pelo evento final para disseminar o Projeto de Desporto START - Sport Training to Run Together. O projeto foi apresentado pela técnica Cátia Sousa, assim como os vídeos finais, o handbook e as redes sociais do mesmo. Presentes estiveram os alunos que integram o Programa Sénior em Movimento e que deram o seu contributo em algumas das actividades desenvolvidas no âmbito deste projeto.

Gforce1     Gforce2

GForce3     Gforce4

Mais imagens no nosso facebook: https://www.facebook.com/pg/Uni%C3%A3o-das-Freguesias-Gondomar-S-Cosme-Valbom-e-Jovim-532945826823412/photos/?tab=album&album_id=2405012782950031