Assinatura dos Contratos do JUNTAr+

A cerimónia realiza-se na quarta-feira, no Auditório Municipal de Gondomar, onde serão assinados os Contratos relativos ao Aviso do Fundo Ambiental JUNTAr+: Soluções Locais para a Economia Circular nas Juntas de Freguesia e no qual a União das Freguesias de Gondomar (São Cosme), Valbom e Jovim obteve a classificação máxima entre as candidaturas elegíveis que foram avaliadas pela Comissão de Avaliação. Trata-se do projeto “Recuperar é Ganhar+” que conta com a parceria da LIPOR enquanto entidade responsável pela gestão, valorização e tratamento dos resíduos urbanos produzidos na área metropolitana do Porto e da European Recycling Platform de Portugal. O projeto pretende, através dos seus objetivos específicos e sobre a alçada da economia circular, inovar em dois ciclos distintos de uso de determinados produtos, numa lógica de maior eficiência e eficácia de acordo com Plano de Ação para a Economia Circular em Portugal. Em concreto, o projeto visa implementar um “Centro de Recuperação de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos” e um “Centro de Recuperação de Equipamentos em Mobiliário” numa das instalações da autarquia local.

A receção aos participantes está marcada para as 15h30, sendo que a abertura da cerimónia será da responsabilidade do presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Marco Martins. Seguir-se-á as intervenções do presidente da União de Freguesias de Gondomar (S. Cosme), Valbom e Jovim, António Braz e de João Pedro Constâncio responsável pela elaboração do projeto “Circular é ajudar”. Após a assinatura dos contratos, a sessão terminará com as intervenções do presidente da ANAFRE, Pedro Cegonho e do Ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, respetivamente.