Notícias

Economia Circular

Liderado pela União das Freguesias de Gondomar (S. Cosme), Valbom e Jovim na sua execução física e financeira, o projeto “Recuperar é Ganhar+” conta com a parceria da LIPOR enquanto entidade responsável pela gestão, valorização e tratamento dos resíduos urbanos produzidos na área metropolitana do porto e da European Recycling Platform de Portugal. O programa pretende, através dos seus objetivos específicos e sobre a alçada da economia circular, inovar em dois ciclos distintos de uso de determinados produtos, numa lógica de maior eficiência e eficácia de acordo com Plano de Ação para a Economia Circular em Portugal.

Em concreto, o projeto visa implementar: Um “Centro de Recuperação de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos” e um “Centro de Recuperação de Equipamentos em Mobiliário” numa das instalações da autarquia local.

Em paralelo, o projeto é acompanhado com uma estratégia forte focada na comunicação e disseminação para a introdução de uma marca distintiva inovadora para uma Junta de Freguesia que intente operar num território inteligente + ”Verde” na gestão dos seus recursos comunitários e, em particular, com um novo modelo de gestão deste tipo de resíduos tratados pelos respetivos centros. Neste ponto, várias entidades locais além da LIPOR também irão desempenhar um papel importante nesta matéria.

     Projeto Recuperar     Projeto Recuperar3

                                                Projeto Recuperar2

 

Gondomar

Rua da Igreja 71  
Telefone: 224 833 552

Valbom

Rua Dr. Joaquim Manuel da Costa, 477
4420-435 Valbom
secretaria.valbom@uf-gvj.pt
Telefone: 224 648 760

 

Jovim

Rua Manuel Pinto Martins
Telefone: 224 509 703