Projetos Europeus

You've Got it!

No seguimento dos projetos europeus aprovados este ano, a União das Freguesias de Gondomar (S. Cosme), Valbom e Jovim foi mais uma vez pioneira e inovadora no que diz respeito à forma como integra a inclusão social, o desporto e o envelhecimento ativo num só projeto.

Desta forma a União de Freguesias vai coordenar um projeto inovador e único em Gondomar que foi aprovado no âmbito do Programa Erasmus + Ação Desporto, designado de You've got it! - Promote European traditional sports and games e conta com parceiros de Itália - Associazione Giochi Antichi (Ancient Games Association), da Hungria - TESZ-VESZ Child and Youth Foundation e de Portugal -Associação de Jogos Tradicionais da Guarda.

Este projeto visa essencialmente discutir a cultura e identidades europeias, preservar o património humano intangível, valorizar as gerações mais velhas e a promoção da saúde e do envelhecimento ativo através da prática de desportos europeus e jogos tradicionais (ETG).

Entretanto já se realizaram três reuniões transnacionais com todos os parceiros que integram o projeto, nomeadamente, duas no território da União das Freguesias, a primeira onde visitaram diferentes instituições nas quais os cuidadores trabalham/ se voluntariam e se familiarizam com a realidade em que a sua atividade ocorre e, a última, um encontro de formação no qual os voluntários de instituições anteriormente visitadas receberam formação sobre jogos tradicionais italianos, húngaros e portugueses, no caso concreto da Guarda.