União das Freguesias

de Gondomar (São Cosme), Valbom e Jovim

Início > Projetos > Universidade Sénior de Gondomar

Universidade Sénior de Gondomar

 

 

Reconhecimento oficial das Universidades Seniores

No passado dia 29 de novembro, terça-feira, foi publicada em Diário da República a Resolução de Conselhos de Ministros que reconhece a RUTIS e as Universidades Seniores como respostas socioeducativas para o envelhecimento activo. Como se pode ler no documento: "Com o número crescente de universidades seniores e dos seus frequentadores, urge fazer o reconhecimento oficial da importância destas entidades no aumento da qualidade de vida dos mais velhos e na promoção de envelhecimento ativo e saudável".

___________________________________________________________________________________________________________ 

No passado dia 20 de Outubro, o Conselho de Ministro reconheceu, a RUTIS - Associação Rede de Universidades da Terceira Idade como parceiro fundamental para a promoção do envelhecimento ativo e  que as Universidades Seniores  são inquestionáveis na melhoria das condições e qualidade de vida das pessoas que as frequentam.

Esta simples resolução, e que em breve irá dar origem ao aguardado enquadramento legal das UTIs, demorou 10 anos a alcançar. Foram 10 anos de muitas reuniões, eventos, viagens, parcerias e negociações e que por fim deram frutos. O reconhecimento oficial das Universidades Seniores já foi um fim, agora é o princípio de novos caminhos e projetos.

 

Resolução do Conselho de Ministros

"5. Foi aprovado o reconhecimento da RUTIS - Associação Rede de Universidades da Terceira Idade como entidade enquadradora das academias – «universidades seniores», assumindo-se como um parceiro fundamental para o desenvolvimento das políticas de envelhecimento ativo e da economia social.

A abordagem do envelhecimento ativo e bem-sucedido baseia-se no reconhecimento dos direitos humanos das pessoas mais velhas e nos princípios de independência, participação, dignidade, assistência e auto-realização. Os resultados da ação das Academias – «Universidades Seniores» - são inquestionáveis quanto ao bem-estar que propiciam, quer no reforço das perspetivas de inserção e participação social, quer na melhoria das condições e qualidade de vida das pessoas que as frequentam." 

Veja aqui o vídeo!

  _____________________________________________________________________________________________________________

Calendário Oficial da RUTIS relativo às atividades para o Ano Letivo 2016/2017

As datas dos eventos serão indicadas posteriormente e podem estar sujeitas a alterações.

Consulte aqui o calendário

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

RUTIS - Reconhecimento Oficial das Universidades Séniores

 

Aos poucos, o trabalho que a RUTIS tem vindo a desenvolver para que as universidades seniores sejam oficialmente reconhecidas vai dando os seus resultados. Ontem, a intervenção da deputada do PSD, Margarida Balseiro, na Assembleia da República incidiu precisamente sobre as Universidades Seniores. Um vídeo que pode ver aqui.

 

De recordar que têm sido mantidas conversações entre a RUTIS e o gabinete do Ministro de Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS), com o intuito de obter o reconhecimento oficial das universidades seniores e do papel que estas desempenham na melhoria da qualidade de vida dos seniores.

 

Para o efeito já foi feita uma petição pública, que recolheu mais de 7.000 assinaturas, e que foi entregue ao Ministro Vieira da Silva, tendo sido, posteriormente, elaborada uma proposta de regulamentação que tem sido a base de trabalho com o Ministério.

A 14 de Abril, no Congresso da RUTIS, foi assinado com o MTSSS um novo protocolo que se traduz em mais responsabilidades e melhores condições para que a RUTIS continue o seu trabalho, assim como resolver algumas situações pendentes.

Neste momento, a proposta está em circuito legislativo e a ser analisada pelos serviços do MTSSS. A intenção é que em breve seja aprovado em Conselho de Ministros o diploma de reconhecimento das universidades seniores.

 __________________________________________________________________________________________

Vídeo do aluno Alexandre Mesquita sobre a Universidade Sénior de Gondomar, no âmbito do 10.º aniversário

 

 

_______________________________________________________________________________________________________ 

 

CONGRESSO INOVAÇÃO SOCIAL E ENVELHECIMENTO

 

No dia 14 de Abril realiza-se, no Cine-teatro de Almeirim, o Congresso Inovação Social e Envelhecimento, organizado pela RUTIS. Sob a temática da “Árvore dos 40 Frutos”, o seminário vai incidir sobre as mais variadas ideias como: cogumelos, sonhos, plantas, envelhecimento, 50 sombras, projectos, inovação, sopa da pedra e criatividade e contará com a presença, entre outros convidados, de Pedro Mota Soares, Paulo Morais, Carlos Azevedo, Ricardo Pocinho, Ruben Amorim e Anita Silva.
Todos os interessados podem inscrever-se em congresso.rutis.pt

Consulte aqui o programa

Contatos e inscrições

 

 -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A Universidade Sénior de Gondomar (USG) é promovida pela União das Freguesias de Gondomar (S. Cosme), Valbom e Jovim, e surgiu no âmbito da Comissão Social da União das Freguesias, desde logo abraçado pela Rede Social do Município.

Este é um projeto de ensino informal que visa dar uma resposta social e cultural a todos os indivíduos com mais de 50 anos, que se sintam motivados para a aprendizagem constante de diversas matérias teóricas e práticas e que procurem o bem-estar, a satisfação de viver, as trocas de experiências, de motivações e afetos.

A Universidade Sénior de Gondomar faz parte da Rede de Universidades da Terceira Idade e foi inaugurada no dia 15 de março de 2006 com 55 alunos. Hoje, quase 10 anos depois, são mais de 330 os alunos que frequentam a USG, onde são lecionadas mais de 50 disciplinas orientadas por 51 professores em regime de voluntariado.

 

 

Fique a par de todas as novidades e atividades desenvolvidas na Universidade em (carregue sobre os links):

RUTIS

 

TV Sénior

 

Radio Sim 

Canal da Universidade Sénior de Gondomar no Youtube

Blog da Universidade Sénior de Gondomar

Facebook da Universidade Sénior de Gondomar 

 

 

 

 

Quais são os objetivos gerais?

  • Incentivar a participação e organização dos seniores, em atividades culturais, de cidadania, de ensino e de lazer;
  • Fomentar e apoiar o voluntariado social;
  • Divulgar a história, as ciências, as tradições, a solidariedade, as artes a tolerância, os locais e os demais fenómenos sócio-culturais entre os seniores;
  • Ser um pólo de informação e divulgação de serviços, deveres e direitos dos seniores;
  • Desenvolver as relações interpessoais e sociais entre as diversas gerações;
  • Fomentar a pesquisa sobre os temas gerontológicos.

 

A quem se destina?

A todos os jovens com 50 anos ou mais que possuam robustez física e mental e que se sintam motivados para a aprendizagem.
Em casos excepcionais, quando se comprove a necessidade de reabilitação de uma pessoa através da frequência de atividades promovidas pela USG, podem ser admitidos alunos com idade inferior a 50 anos.

 

Inscrições no Ano Letivo 2016/2017 (faça o download dos documentos abaixo)

Folheto Informativo

Ficha de Inscrição

Propinas

Normas de funcionamento

Horário 2016/2017

 

As inscrições podem ser feitas ao longo do ano e cabe ao Conselho Executivo da USG fixar anualmente o número de alunos a admitir por cada disciplina.

Para mais informações todos os interessados devem dirigir-se à secretaria da Universidade Sénior de Gondomar.


 

Para mais informações

Largo S.to António, 39 / 4420-337 Gondomar

224830023 / 967219526

usg@uf-gvj.pt

 

 

A Nossa Galeria

  • Não existem imagens para este projeto