Áreas de Reabilitação Urbana de Gondomar

As perguntas são simples: Tem edifícios para recuperar? Os edifícios encontram-se nas Áreas de Reabilitação Urbana delimitadas pela Assembleia Municipal, sob proposta da Câmara Municipal? Com a delimitação destas áreas, a autarquia pretende revitalizar algumas das suas zonas urbanas que foram sofrendo um degradação progressiva, em alguns casos, pela construções de raiz, noutros, pelo abandono e desgaste dos edifícios mais antigos.

Assim sendo e, na tentativa de contrariar esta tendência e incentivar os proprietários a encetar empreitadas de recuperação, a Câmara Municipal implementou um conjunto de estímulos fiscais: Isenção de IMI/IMT, Taxa reduzida de IVA a 6%, Deduções no IRS e Isenção das Taxas Municipais. O objetivo passa por "melhorar o ambiente urbano através da revitalização da respetiva área de intervenção" que será conseguida "por via da reabilitação física do edificado destinado a habitação, comércio, serviços, equipamentos de utilização coletivo e do espaço público envolvente e da qualificação ambiental e urbanística das suas áreas urbanas".

São nove as Áreas de Reabilitação Urbana em Gondomar, três das quais encontram-se no território da União das Freguesias: ARU das Margens do Douro/Atães, ARU de São Cosme e Valbom e ARU do Vinhal.

Aru 1