Todos contam nos Censos

A partir da próxima segunda-feira, dia 5 de abril, vai ser iniciada a distribuição das cartas do INE, com os códigos necessários para que possa responder aos Censos 2021, através da Internet. Devido à atual situação de pandemia, o meio preferencial de resposta será feito através do autopreenchimento de questionários online de modo a acautelar riscos para recenseadores e cidadãos. A partir do dia 19 de abril já podem ser dadas as respostas por computador, tablet ou smartphone, até ao dia 3 de maio.

COMO PODE RESPONDER PELA INTERNET:

Fácil - Aceda a censos2021.ine.pt

Seguro - Digite o Código e a Password indicados na carta que receberá do INE

Rápido - Responda às perguntas e quando terminar selecione "Entregar"

Para a população que não tenha acesso à Internet, não saiba lidar com as novas tecnologias e tenha dificuldade na resposta ao questionário pode:

• Solicitar o apoio a familares ou amigos para a resposta ao inquérito online
  • Dirigir-se à sua Junta de Freguesia, acompanhado(a) da carta do INE
  • Aguardar pela visita do Recenseador cujo contacto presencial seguirá o protocolo de saúde pública, no âmbito da situação pandémica
  • Telefonar para a Linha de Apoio - 210 54 20 21

Para sua segurança, cada Recenseador terá um cartão de identificação com o nome e a foto, o logotipo do INE e a referência ao Censos 2021, sendo que a identificação do Recenseador poderá ser confirmada na Junta de Freguesia e/ou na GNR da sua área de residência.

A realização dos Censos 2021 tem como objetivo contabilizar todos os cidadãos e famílias residentes no território nacional, bem como todos os alojamentos e edifícios destinados à habitação. A resposta ao questionário é obrigatória e serve apenas para efeitos estatísticos, nesse sentido, divulgue esta informação junto da sua família, amigos e vizinhos. O CENSOS é um instrumento da maior importância para o planeamento do país e a definição de políticas públicas para o futuro, em áreas como a Educação, Saúde, Habitação e o Emprego, entre outras.

Para mais informações, por favor, aceda em www.censos.ine.pt