Ao serviço do cidadão de forma rápida

Em jeito de balanço, tanto o Espaço Cidadão de Jovim, aberto ao público há mais de 1 ano, como o Espaço Cidadão de Valbom, em funcionamento há 2 meses, têm-se relevado fundamentais para dar resposta às necessidades da população. Este modelo de atendimento tem permitido seguir o objetivo da sua implementação: “servir melhor o cidadão, de forma mais rápida e próxima, promovendo a literacia digital por via do apoio assistido na prestação dos serviços públicos digitais”, de acordo com a Agência para a Modernização Administrativa.

São vários serviços que se encontram disponíveis num só balcão e que vão desde a administração central e local, até a entidades privadas. Pelo facto de não ser obrigatório agendar o atendimento, quer no Espaço Cidadão de Jovim, quer no Espaço Cidadão de Valbom, tem ajudado a agilizar os pedidos e a facilitar o tempo de espera das pessoas. A abertura destes dois espaços tem-se revelado bastante positiva e mantem a convicção deste Executivo de que a criação de serviços de proximidade perante as necessidades da população são cada vez mais uma realidade, nomeadamente, nesta situação de pandemia da COVID-19

Os serviços mais procurados continuam a ser a renovação do cartão de cidadão, as alterações e posteriores confirmações de morada, os registos criminais, a ativação da chave móvel digital e a entrega de despesas da ADSE.  As marcações para o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e Segurança Social tem sido outro dos serviços procurados pelos utentes.

Edifício da União das Freguesias em Jovim - Rua Manuel Pinto Martins, nº 70 (em frente à Igreja Matriz)

Edifício da União das Freguesias em Valbom - Rua Dra. Joaquim Manuel da Costa, nº 477

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30

Espao Cidado Aurora Vieira     Espao Cidado