União das Freguesias

de Gondomar (São Cosme), Valbom e Jovim

Início > Notícias > Autárquicas 2017

Autárquicas 2017

Os cidadãos que sabem que - por motivos profissionais, estudantes, doentes e internados em estabelecimentos hospitalares, presos e não privados de direitos políticos e deslocados no estrangeiro - não vão poder deslocar-se à respectiva Assembleia de Voto nas próximas eleições autárquicas, no dia 1 de outubro, têm a possibilidade de cumprir o dever cívico antecipadamente.

O voto antecipado por impedimento profissional, por exemplo, abrange trabalhadores dependentes, independentes e profissionais liberais; militares e agentes de forças e serviços de segurança interna (GNR, PSP, PJ, SEF, órgãos dos sistemas de autoridade marítima e aeronáutica e Serviço de Informação de Segurança); bombeiros e agentes de proteção civil; trabalhadores marítimos, aeronáuticos, ferroviários e rodoviários de longo curso; membros de delegação oficial do Estado em deslocação ao estrangeiro em representação do país; membro que represente oficialmente seleções nacionais, organizadas por federações desportivas dotadas de estatuto de utilidade pública desportiva e se encontrem deslocados no estrangeiro; representantes de qualquer pessoa coletiva dos setores público, privado ou cooperativo; representantes das organizações representativas dos trabalhadores ou das atividades económicas.

O período anunciado vai de 21 a 26 de Setembro, o cidadão deve apresentar-se na Câmara Municipal do concelho em que está recenseado e levar consigo: o cartão de eleitor, se o tiver, ou certidão de eleitor ou ficha de eleitor; Cartão de Cidadão, Bilhete de Identidade ou outro documento identificativo, como carta de condução ou passaporte; documento comprovativo do impedimento emitido pelo superior hierárquico ou entidade patronal, ou ainda outro documento que comprove suficientemente a existência do impedimento.

Garantidas as condições de segredo do seu voto, o cidadão receberá três boletins de voto (branco para a Assembleia de Freguesia, amarelo para a Assembleia Municipal e verde para a Câmara Municipal) e dois envelopes (um azul e outro branco). Depois de preenchidos, deve dobrar cada um dos boletins em quatro e introduzi-los no envelope branco, que fecha, introduzindo-o no envelope azul juntamente com o documento comprovativo do impedimento.

Já os cidadãos que se encontrem nas situações acima descritas, aqui ficam os documentos e as datas em que podem requerer esse direito.

Voto antecipado para estudantes

Voto antecipado para doentes e internados em estabelecimentos hospitalares

Voto antecipado para presos e não privados de direitos políticos

Para mais informações e esclarecimento de dúvidas deve contactar a Linha de Apoio ao Eleitor (808 206 206), a Secretaria-Geral da Administração Interna (213 947 100) ou através do site www.sg.mai.gov.pt ou do e-mail adm.eleitoral@sg.mai.gov.pt