União das Freguesias

de Gondomar (São Cosme), Valbom e Jovim

Início > Notícias > Competências administrativas locais

Competências administrativas locais

Com a reforma administrativa levada a efeito há quatro anos foram muitas as competências delegadas pelas autarquias às Juntas e Uniões de freguesia, no âmbito do Contrato Interadministrativo, nomeadamente, a notificação a proprietários com terrenos em risco de incêndio e salubridade (mais de 600 notificações), assim como a pavimentação, a recuperação de mobiliário urbano, o restauro de espaços que fazem parte da história dos lugares como os lavadouros, a construção de passeios, a reparação das condutas de águas pluviais, entre outras atribuições.

O longo destes anos a União das Freguesias de Gondomar (S. Cosme), Valbom e Jovim tem realizado um grande esforço logístico e administrativo para dar resposta a todas as ocorrências que diariamente chegam às secretarias de cada uma das freguesias do território, através dos seus colaboradores e comunidade. Por vezes, a resolução dessas ocorrências não acontecem com a celeridade muitas vezes desejável quer para os fregueses, quer para a União devido a constrangimentos burocráticos que ultrapassam os nossos intuitos, mas que não deixam de ser encaminhados para as entidades competentes.

Deixamos aqui alguns exemplos dos trabalhos realizados pelos funcionários desta União de Freguesias.