14º Concurso Nacional de Leitura

O presidente da União das Freguesias de Gondomar (São Cosme), Valbom e Jovim, António Braz, esteve presente, ontem, na fase concelhia do 14º Concurso Nacional de Leitura (CNL), promovido pelo Plano Nacional de Leitura, em colaboração com a Rede de Bibliotecas Escolares, a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, o Instituto Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, a Direção-Geral da Administração Escolar e a RTP.

A iniciativa, dirigida aos alunos do 1º ciclo até ao ensino secundário dos agrupamentos do concelho, homenageou a escritora Agustina Bessa-Luís com a leitura das obras: “ O Dourado” – 1º ciclo, “Colar de Flores Bravias” – 2º ciclo, “Vento, Areia e Amoras Bravas” – 3º ciclo e “As Estações da Vida” – secundário.

Após a avaliação do júri composto por António Oliveira, Dolores Garrido e Maria do Carmo, foram divulgados os vencedores da edição 2020 que irão representar Gondomar na fase intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura, em Oeiras, no mês de julho: do 1º ciclo Guilherme Santos, Arina Rodrigues e Isabel Rio; 2º ciclo Leonor Duarte, Ana Carolina Pacheco e Sofia Pinto; 3º ciclo Ana Carolina Moreira, Matilde Magalhães e Cristiana Coelho e secundário Inês Monteiro, Lara Coelho e Sara Silva.

O encontro contou ainda com a participação dos alunos da Universidade Sénior de Gondomar – Assunção Coelho, Ana Paula Santos, José Melo e Idálio Salazar – num momento de leitura ao som da viola e do violino e de partilha entre duas gerações.

concurso2     concurso 5

concurso3     concurso 7