AMUT – IPSS Mutualista promotora da Saúde e qualidade de Vida da comunidade

A AMUT – Associação Mutualista de Gondomar, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) Mutualista, reconhecida de Utilidade Pública, que nasceu a 14 de julho do ano 2011, da transformação da Caixa de Previdência dos Trabalhadores da Câmara Municipal de Gondomar e Serviços Municipalizados, criada por deliberação de Câmara, em 1963.

A sua missão é alcançar a “saúde e a qualidade de vida para todos solidariamente” e todo o seu trabalho tem por objetivo proporcionar atividades e respostas sociais inovadoras, que permitam alcançar esse objetivo.

Os Encontros de Sabedoria, uma marca registada AMUT, constituem-se como momentos de partilha de saberes e troca de conhecimentos, promovendo a capacitação e a formação profissional e pessoal dos seus participantes. A qualidade do trabalho desenvolvido a nível da formação permitiu o reconhecimento da instituição como entidade formadora certificada pela DGERT, em novembro 2016, em 10 áreas de formação profissional.

O AMUT’Caminhando é outra aposta inovadora da AMUT, na área do Turismo Social, que se destina a promover a saúde através da prática regular de caminhadas na natureza e também a lugares de interesse histórico e patrimonial.

A Clínica AMUT’Saúde, criada para a prevenção e melhoria da saúde, foi inaugurada em fevereiro 2016, com uma adesão muito significativa, tornando já os dois gabinetes insuficientes face à procura do público. A clínica alia a medicina tradicional (medicina geral e familiar, fisioterapia, nutrição, psicologia, terapia da fala) e medicinas integrativas (como sejam a medicina tradicional chinesa, osteopatia, shiatsu, reiki, shonishin pediátrico), com o objetivo principal da prevenção e promoção da saúde através de respostas terapêuticas diferenciadas. Anualmente são realizadas mais de 3.000 consultas na clínica AMUT’Saúde.

Periodicamente, e por forma a divulgar e promover hábitos de vida saudáveis, os terapeutas da Clínica AMUT’Saúde disponibilizam-se, no âmbito dos Encontros de Sabedoria, a partilhar os seus conhecimentos, através de palestras de participação gratuita.

O projeto mais recente desta associação é a AMUT’IESIM – Incubadora de Empreendedorismo Social, aprovada no âmbito do PORTUGAL 2020 – POISE, sendo o Município de Gondomar o investidor social neste projeto, que se destina a apoiar o empreendedorismo social focado na melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas, adultos dependentes e os seus cuidadores. Instalada na Casa da Juventude de Rio Tinto, a inauguração da AMUT’IESIM está marcada para o dia 20/02/2020, data em que será também lançado o concurso de ideias para projetos de empreendedorismo social com prémios aliciantes.

Desde o seu nascimento, a AMUT promove atividades inovadoras que permitem às pessoas encontrarem caminhos alternativos para serem mais felizes. Este é o lema da AMUT: “A felicidade é um bem que se multiplica ao ser dividida!”.

amut1   amut2   amut3   amut4   amut5