Notícias

“Estou a gostar muito desta experiência”

 

 

Maria Lina Mourão, uma das participantes do programa “Amigos Improváveis”, em antena na SIC, é residente em Valbom e aluna na Universidade Sénior de Gondomar. “Vi o anúncio na televisão e resolvi inscrever-me, para combater a solidão”, recorda a octogenária, que ficou viúva há um ano e pensou que esta experiência “seria uma coisa boa para me animar e me divertir”.

A decisão foi rápida, mas mais rápido ainda foi o processo de seleção, e quando deu conta já estava em Lisboa a fazer gravações para o programa que iria estrear no início de 2020 na SIC – e cujo mote passa por juntar na mesma casa, durante algumas semanas, séniores e jovens, para que possam passar tempo juntos e, quem sabe, desenvolver uma amizade para a vida.

“Entrevistei seis jovens, e depois fui eu que escolhi. Tive sorte porque consegui ficar com aqueles que queria”, diz Maria Lina. A escolha caiu sobre Ana Catarina, de 26 anos, natural dos Açores e a viver em Lisboa, e Hugo Pimenta, de 19 anos e residente no Porto. “Gostei logo da Ana Catarina, achei-a muito meiguinha. O Hugo é um rapaz de Campanhã e cativou-me muito, pela história de vida dele”, justifica.

Na altura desta entrevista, Maria Lina ainda só tinha recebido Ana Catarina em sua casa, e diz que a experiência não podia ter corrido melhor. “Passou os dias comigo, de manhã à noite. Ensinei-a a fazer sopa, e ela ensinou-me a fazer um bolo de aveia. Ensinei-a a costurar num tear… fomos partilhando as coisas que sabíamos uma com a outra!”, conta.

A jovem açoriana, que é médica, acompanhou Maria Lina em todas as suas rotinas, inclusive nas aulas que frequenta na Universidade Sénior de Gondomar há já vários anos. “Agora só estou inscrita em duas disciplinas, mas já andei em mais. Desde que fiquei viúva tornou-se mais difícil ter quem me leve às aulas”, diz, recordando que Ana Catarina também a acompanhava nas compras e nas aulas de natação, nas Piscinas Municipais de Valbom. E conta ainda um episódio menos feliz, mas em que a jovem nunca saiu do seu lado: “Depois de um jantar de Natal da piscina, tropecei num degrau e fui parar ao hospital. Fiquei toda pisada, mas a Ana Catarina esteve sempre comigo, foi espetacular. E, como é médica, ia falando com toda a gente e acalmando-me. Controlou a situação!”, recorda.

Avó de dois netos e prestes a completar 81 anos de vida (dia 16 de janeiro), Maria Lina já costuma conviver habitualmente com gerações mais novas. “Eu adoro jovens”, diz, fazendo questão de salientar a bonita amizade que construiu com Ana Catarina: “Ela já ligou duas vezes a dizer ‘avó, estou com saudades!’”.

Continue a acompanhar a continuação desta experiência social que Maria Lina Mourão está a viver no programa da SIC, sendo que irá agora receber em sua casa Hugo Pimenta, o jovem de 19 anos que é da zona de Campanhã, no Porto.

amigos1  amigos4  amigos6  amigos8  

 

 

Gondomar

Rua da Igreja 71  
4420-164 Gondomar
geral@uf-gvj.pt
Telefone: 224 833 552

Valbom

Rua Dr. Joaquim Manuel da Costa, 477
4420-435 Valbom
geral@uf-gvj.pt
Telefone: 224 648 760

 

Jovim

Rua Manuel Pinto Martins 70
4510-084 Jovim
geral@uf-gvj.pt
Telefone: 224 509 703