Notícias

Clube Gondomarense: mais de 100 anos ao serviço da cultura

 

A fundação do Clube Gondomarense remonta ao ano de 1903, então com a denominação de Grémio Aurora e Juventude. Em 1905 adotou a denominação de Clube Camonianos Gondomarenses, tendo, em maio de 1908, passado a ter a atual designação.

Com os primeiros estatutos aprovados, em maio de 1908, o Clube passou a ter uma atividade mais regular e mais intensa, tendo em vista os fins para que foi criado, nomeadamente o de proporcionar aos seus associados e aos gondomarenses em geral, atividades de recreio e de cultura, das quais se destacavam a dança, o teatro, a música e conferências.

Cedo os seus dirigentes mostraram uma enorme vontade em construir um edifício onde funcionasse a sede do Clube, o que veio a acontecer, tendo o edifício onde ainda hoje funciona a sede do Clube, sido inaugurado a 27 de março de 1910. Do edifício fazia parte um salão de teatro, que foi durante anos a única sala de espetáculos existente no concelho. Naquele espaço inúmeros grupos de teatro e grupos musicais puderam apresentar publicamente os seus trabalhos.

Ao longo da sua existência, o Clube Gondomarense tem sido reconhecidamente uma referência no panorama cultural do concelho de Gondomar, através do desenvolvimento de um sem número de iniciativas que vem proporcionando aos seus associados e à população gondomarense – de onde se destacam saraus musicais, palestras, debates, tertúlias, exposições, lançamentos de livros, etc.

O Clube Gondomarense tem sempre pautado a sua atividade pelo princípio de que “numa comunidade, a cultura é um fator de coesão, de identidade e de desenvolvimento social”.

gondomarense 1  gondomarense 2    gondomarense 3  gondomarense 4    gondomarense 5      gondomarense 7   gondomarense

Gondomar

Rua da Igreja 71  
Telefone: 224 833 552

Valbom

Rua Dr. Joaquim Manuel da Costa, 477
4420-435 Valbom
secretaria.valbom@uf-gvj.pt
Telefone: 224 648 760

 

Jovim

Rua Manuel Pinto Martins
Telefone: 224 509 703