Grupo de Voluntariado “Projeto Aproximar”

O Grupo de Voluntariado de Apoio à Família e ao idoso/pessoa dependente tem como principal objetivo ser uma resposta social pontual na prestação de cuidados individualizados e personalizados no domicílio, a indivíduos e famílias que, por motivo de doença, deficiência ou outro impedimento não possam assegurar temporariamente ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas e/ou as atividades de vida diária, auxiliando e apoiando o figura do cuidador muitas vezes esquecido no processo de reabilitação e de prestação de cuidados à pessoa dependente.

A participação do VOLUNTÁRIO nas atividades promovidas pela União das Freguesias de Gondomar (S. Cosme), Valbom e Jovim, no âmbito do Projeto “Aproximar” decorre essencialmente das seguintes funções:

Serviços de acompanhamento ao idoso e/ou pessoa dependente que englobam o apoio nas tarefas diárias comuns como:

Acompanhamento e conversação

• Leituras
  • Assistência em caminhada
  • Escrita de cartas e correspondência
  • Atividades de entretenimento
  • Discutir eventos correntes
  • Expedição de cartas nos correios
  • Planeamento de visitas, passeios e viagens
  • Acompanhamento em deslocações ao médico, a serviços religiosos ou a eventos culturais
  • Apoio/visita no Hospital: em situações de recuperação de intervenções cirúrgicas, doença prolongada, em situações em que é difícil a presença frequente de familiares ou amigos.
  • Integração em Equipas de Rua de Apoio aos Sem Abrigo.
  • Apoio à organização, gestão e atendimento na Loja Social da Freguesia de Gondomar (S. Cosme) e Valbom
  • Apoio à organização e distribuição dos bens alimentares do Banco Alimentar Contra a Fome e POAPMC
  • Organização e participação de/em eventos de carácter social e solidário.