Associação das Donas de Casa de Gondomar

A Associação das Donas de Casa de Gondomar, que assinalou recentemente o seu 25º aniversário, é uma das coletividades de referência existente no território da União das Freguesias de Gondomar (São Cosme), Valbom e Jovim.

Esta instituição sem fins lucrativos e com objetivos bem definidos nasceu em 1994, na sequência de contactos entre várias pessoas que viam a necessidade de criar um organismo com estas características. Um ano depois viu inaugurada a sua Sede Social, que funciona desde então numa loja do Mercado Municipal de S. Cosme, Gondomar.

Entre os objetivos da Associação das Dona de Casa de Gondomar estão a defesa dos consumidores e utentes, reivindicar para que seja atribuído o estatuto de Trabalhador à Dona de Casa e a promoção de cursos ocupacionais, que as preparem, inclusive, para o mercado de trabalho.

Para além disso, a coletividade é responsável pela organização de diversos cursos e atividades, visando a conservação do artesanato e folclore locais, e pela dinamização de jornadas nas áreas do consumo, meio ambiente, turismo e outras vertentes de interesse social, bem como a realização de congressos sobre temáticas variadas e de exposições de trabalhos feitos pelas suas associadas.

A vertente social é uma forte aposta da coletividade, que apoia famílias carenciadas com bens alimentares, nas despesas com medicamentos, empréstimo de camas articuladas, cadeiras de rodas e andarilhos, sem qualquer encargo.

Com 25 anos de existência a Associação das Donas de Casa de Gondomar possui um Boletim Informativo com todas as atividades programadas da instituição. Durante o mês de dezembro a coletividade irá realizar a exposição de Presépios Artesanais – no átrio dos Paços do Concelho, na Biblioteca Municipal, e nos edifícios das Juntas de Freguesia em Gondomar (São Cosme), Jovim e Valbom.